3 dicas de marketing para consultórios médicos

shutterstock_156795467O conhecimento do mercado é uma grande ferramenta para qualquer empresa. No caso específico dos consultórios médicos, o chamado “marketing para a saúde” pode trazer grandes resultados, desde o reconhecimento da sua marca até a captação de novos pacientes.

Com pouco esforço é possível atrair a atenção dos atuais clientes e captar novos. Para auxiliá-lo nessa jornada, elaboramos três dicas de marketing para que seu consultório seja referência no dinâmico mundo da saúde. Confira:

Paciente sempre em primeiro lugar

O seu paciente chega ao consultório com uma expectativa: ser muito bem atendido. Para suprir essa demanda, é necessário atentar aos detalhes:

  • Cortesia e educação são dois quesitos fundamentais para a sua equipe, especialmente se tratando das recepcionistas.

  • Criar um caminho de atendimento, tipo um script passo a passo, pode ajudar a elevar e manter o padrão de atendimento.

  • Igualmente importante é manter o consultório limpo, organizado e aromatizado, sem aquele cheiro de desinfetante de hospital.

Essas são ações que criam um ambiente mais confortável e acolhedor para o seu paciente.

Também é muito importante ir além do óbvio. Enviar um cartão de aniversário, ou desejando boas festas no período natalino, vai fazer com que seu cliente se sinta único. E fazê-lo se sentir especial é a melhor maneira de construir relacionamentos, fidelizando os pacientes e incentivando a recomendação do seu trabalho. Lembre-se que esse paciente tem amigos, que também precisam cuidar da saúde em algum momento da vida.

Esteja atento ao feedback

Toda empresa que busca o crescimento no mercado deve criar mecanismos efetivos de coleta e análise de feedback dos clientes. Um consultório médico, em especial, deve redobrar esse cuidado para garantir que o paciente está mesmo em primeiro lugar. Observe que a sua pesquisa de satisfação não deve ser longa e precisa contemplar, pelo menos, os seguintes critérios: ambiente, higiene e limpeza, cortesia da equipe, tempo de espera na recepção e atendimento em si, seja na recepção, ao telefone ou na consulta.

É importante deixar claro que a pesquisa é anônima e manter a urna (ou o objeto que você indicar para receber os dados) fechada para garantir a confiabilidade do processo. Após a coleta dos dados, é preciso compilá-los e atuar para corrigir as falhas.

Cuidado com o Código de Ética na Publicidade

Antes de começar a divulgar seu consultório através de peças publicitárias, é preciso se familiarizar com as normas específicas para publicidade de serviços de saúde. Em geral, a publicidade deve focar na informação à população, divulgando conhecimentos cientificamente comprovados. Para obter mais ajuda nesse tema, você pode contatar o seu conselho.

Observe o que é considerado proibido na publicidade do seu consultório:

  • Gerar expectativas falsas nos pacientes, prometendo resultados inviáveis, a exemplo dos selos do tipo “resultado garantido”;

  • Confundir o paciente apresentando conclusões parciais de estudos ou estatísticas. Por exemplo, “o melhor tratamento segundo a organização tal”.

Então, gostou das dicas? Lembre-se que não há problema algum encarar seu consultório como uma empresa, lucrativa e produtiva. Trabalhar com a saúde das pessoas não lhe dispensa de pagar as contas, que chegam ao final do mês como em qualquer empreendimento. Por isso, invista um pouco do seu tempo para fazer esforços de melhoria na experiência do paciente e para compreender melhor as peculiaridades da publicidade no setor da saúde. Esses pequenos esforços certamente geram resultados significativos!

 

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.