3 dicas para administrar melhor seu consultório

shutterstock_116568082Administrar um consultório e ainda garantir um bom atendimento pode ser uma tarefa difícil para muitos profissionais. Dividir o tempo corretamente e dar atenção adequada tanto aos pacientes quanto às demandas da clínica pode custar mais tempo e dor de cabeça do que muitos gostariam.

Por isso, saber administrar seu consultório de maneira eficiente não apenas poupa tempo, mas também melhora a organização e a produtividade, reduz os custos e ainda garante a tranquilidade que você precisa para atender os pacientes com todo o cuidado que eles merecem.

Para tornar esta tarefa mais fácil, listamos x dicas de gestão que vão ajudar os profissionais de saúde a administrarem seus negócios com a mesma qualidade que exercem a suas funções médicas. Confira!

1 – Invista na sua equipe

Um ponto fundamental quando se trata da gestão de qualquer negócio é assegurar que sua equipe está afinada e preparada para recepcionar os pacientes e cuidar de todas as outras demandas do consultório. Assim, dê atenção especial à sua equipe de recepcionistas, secretárias, atendentes telefônicas e demais auxiliares.

Eles serão responsáveis pelo primeiro contato com seus pacientes e deverão demonstrar simpatia, educação, agilidade e capacidade de resolver os problemas que surgirem sem a necessidade da intervenção do médico. Por isso, dedique tempo e atenção promovendo um bom treinamento e passando todos os valores que você considera essenciais na sua clínica. A tarefa é trabalhosa, mas evita muitos problemas com a qualidade do serviço oferecido.

Outro ponto importante é otimizar o tempo da sua secretária direta. Ela será responsável por organizar seus horários, as consultas dos pacientes, os exames e demais intervenções. Por isso, garanta que ela tenha acesso à tecnologia e aos equipamentos adequados para maximizar a sua produtividade.

2 – Faça um plano de negócios

Em qualquer empreendimento, a elaboração de um plano de negócios é essencial  para garantir vida longa e próspera para o negócio. No ramo médico não é diferente. Por isso, além da sua qualificação profissional, invista também na criação do documento e, especialmente, em um planejamento financeiro.

O plano de negócios é um projeto por escrito no qual são definidos as ideias, os objetivos e estratégias pelas quais o empreendedor pretende alcançar o sucesso da empresa. Desta forma, é analisada, no documento, a possível viabilidade do empreendimento, além dos eventuais riscos e incertezas. O plano engloba todo o planejamento estratégico e financeiro do negócio e, quanto mais detalhado ele for, mais contribuirá para atingir as metas desejadas.

Neste sentido, a criação de um plano permite mais controle sobre todas as ações da empresa, assim como seus custos, investimentos, ganhos e despesas. Com disciplina e planejamento, de fato, você terá muito mais chances de assegurar a prosperidade da sua clínica.

3 – Organize seu consultório

Se ir a uma consulta médica já costuma ser um momento de tensão para a maioria dos pacientes, imagine se este ambiente for desorganizado, barulhento e pouco asseado? Um local organizado não é apenas mais agradável para quem trabalha e frequenta a clínica, mas também facilita a administração, uma vez que poupa tempo e dinheiro. Por isso, tenha a organização do consultório como uma das prioridades dentro da sua rotina de trabalho.

Resultados e pedidos de exames, prontuários e demais documentos devem estar devidamente dispostos, assim como todos os equipamentos que serão utilizados nas consultas. Os espaços devem estar sempre limpos e bem higienizados, zelando sempre pelo bem-estar dos pacientes.

Como qualquer outra empresa, a clínica médica demanda planejamento, organização e uma gestão eficiente para dar certo. A partir das dicas acima, é possível começar a tomar alguns cuidados essenciais para fidelizar pacientes e garantir uma boa administração. Não se esqueça também de ficar atento ao feedback do seu público – este retorno é imprescindível.  E você, quais medidas utiliza para promover uma melhor administração do seu consultório? Não deixe de compartilhar conosco!

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.