As 3 principais funções do Secretário de Saúde no SUS

As 3 principais funções do Secretário de Saúde no SUS

O objetivo principal do trabalho de um Secretário Municipal (do SUS) é apresentar resultados na Gestão na Saúde da sua população – Resultado! (esse é o termo). E agora que você foi nomeado, ocupará um cargo com funções extremamente importantes: Confira as 3 principais funções do Secretário de Saúde no SUS.

Benefícios da Informatização? O Gestor Informatizado! Convença sua equipe? Como Licitar.

Missão SUS: Satisfazer as necessidades de Saúde da População.

Assim como uma escola tem como meta proporcionar mais educação e uma Empresa de Transporte Público oferece condução segura; a Empresa SUS / Secretaria de Saúde tem como meta satisfazer as necessidades de saúde da população.

Parece fácil (pelo menos teoricamente) mas não é! Mesmo porque para satisfazer uma necessidade você, antes de tudo, deverá saber qual é a necessidade da população. Precisa reconhecer o que causa angústia em sua população para, somente depois, oferecer uma solução.

#1 – Minha população precisa de…

Sim, essa é a primeira descoberta que você terá que fazer. É difícil, e pode até assustar os novatos no cargo. Mas sem reconhecer quais são essas necessidades, você e sua equipe não conseguirão providenciar as soluções. Mas fique calmo, veja alguns passos básicos para descobrir as necessidades de saúde do seu município.

O perigo de pensar no indivíduo.

Mas atenção, a partir de agora (da sua posse) você deverá focar na POPULAÇÃO e não no indivíduo, em si. A sua unidade de observação é a sua POPULAÇÃO e não poderá se perder em necessidades individuais. Sei que esta é uma afirmação difícil e dura de ser lida, mas o seu cargo exige isso.

Gerenciar é Resolver Problemas:

Nesse primeiro momento, você precisará arrumar a casa e para isso, deverá encontrar e listar todos os problemas que reduzam a sensação de necessidade atendida em seu município. Você conhece a Necessidade A (que não está sendo atendida) e deverá buscar os Desvios/Erros, as causas principais para a sua não satisfação. Utilizará da sua equipe de profissionais para orientá-lo nessa estratégia (da qual você o é responsável principal). Não deixe de ler este post que comenta sobre a solução de 85% dos problemas da população da sua cidade.

#2 – Planejar ações, programação!

Seu Roteiro Para Adquirir um Prontuário Eletrônico

Seu Roteiro Para Adquirir um Prontuário Eletrônico

O processo de planejamento envolve estudo da realidade local, adequação desta realidade às diretrizes contidas na literatura e no estabelecimento de um programa de metas. Esse estudo da realidade local é, praticamente, um estudo epidemiológico – de fundamental importância para as ações a serem tomadas. Nesse aspecto, os ACS e a ESF tem grande responsabilidade.

#3 – Estabelecer diretrizes e ações programadas!

Para tomar ações equivocadas, melhor não fazer. Se for fazer, tem que fazer o que é correto e estatisticamente comprovado. E o Gestor deve estar muito atento, pois é nessa etapa que iniciam-se os desperdícios. Solicitar um hemograma para um paciente adulto assintomático para tentar “pegar uma anemia” não tem justificativa clínica e é Desperdício de dinheiro. Veja quais são as ações realmente eficazes e que determinam melhorias na saúde.

Equipe Qualificada:

Para seu alento, você não trabalhará sozinho. Já existe na sua cidade uma equipe de funcionários organizados em departamentos operacionais/funcionais [veja o infográfico] que executará suas funções com o objetivo de seguir as metas que você estabeleceu. Discuta com ela e mantenha uma Gestão participativa, pois todos serão beneficiados.

E então, o quê achou?

E então, o quê achou? Deixe seu comentário abaixo e enriqueça este blog com sua opinião.

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.