4 dicas para encontrar o imóvel ideal para seu consultório

4 dicas para encontrar o imóvel ideal para seu consultório

Um consultório não é só o médico. Ele é uma marca, que inclui o agendamento de consultas, a secretária, a sala de espera e outros inúmeros fatores: tudo contribui para uma experiência positiva para o paciente. Nesta concepção, o imóvel no qual se encontra a clínica não fica de fora. Um espaço que atenda as necessidades do paciente, seja agradável e que também vá de encontro ao seu estilo de trabalho é extremamente importante.

Ainda que pareça uma questão secundária, a escolha do local de trabalho tem relação direta com o bom atendimento, a mobilidade e o conforto de profissionais e clientes. Com isso em mente, compilamos 4 dicas para te auxiliar a eleger o imóvel ideal para hospedar seu consultório. Confira!

1. Proximidade com outros médicos

Um fator que muitas vezes é deixado de lado por profissionais da saúde ao procurar um imóvel para seu consultório é a proximidade com outros consultórios, especialmente com especialidade médica similar. Não subestime a demanda espontânea criada por aqueles que simplesmente passaram em frente ao seu consultório ou viram seu nome na portaria do prédio.

A maioria dos seus novos pacientes virá de indicações, mas pode ter certeza que um razoável número de pessoas vai a determinado médico por puro acaso. Em um prédio com vários profissionais da mesma especialidade, haverá grande concorrência nesta demanda espontânea.

Neste sentido, a proximidade com outros médicos é interessante quando as especialidades em questão forem complementares e os consultórios forem pertencentes a profissionais parceiros, nos quais você confie. Assim, é possível indicar e ser indicado por algum especialista, usufruindo da facilidade da proximidade de espaço.

2. Como seu público chega até você?

É fundamental, primeiramente, entender quem é seu principal público-alvo. São trabalhadores de classe média baixa, com plano de saúde? Pacientes de classe média alta? Definindo o perfil dos pacientes, você já pode identificar como, prioritariamente, eles chegam até o seu consultório.

Se for basicamente através do transporte público, é importante escolher um lugar próximo a pontos de ônibus (com linhas de acesso para os principais pontos da cidade), metrô e trem. Caso a maioria dos seus pacientes se locomova de carro, é interessante que seu consultório ofereça opções de estacionamento próximas ou mesmo no próprio local da clínica.

Tais fatores podem parecer secundários, mas têm grande relevância: a dificuldade de chegar ao seu consultório, seja pela escassez de transporte público ou por problemas na hora de estacionar, pode fazer com que um paciente busque outro médico.

3. Faça as contas

É muito importante investir em um bom imóvel para o seu consultório, com instalações de qualidade e uma localização que facilite a chegada dos seus pacientes. Porém, comprando ou alugando, é importante que você pense na saúde financeira do seu negócio e faça as contas para calcular o custo-benefício do imóvel.

Se o aluguel do local custa, por mês, mais de um terço do seu faturamento, talvez seja hora de rever o planejamento financeiro. Para manter a saúde contábil, é preciso ter alguma “folga”, especialmente para poupar recursos para eventuais emergências. Caso você esteja comprando um imóvel, pode pagar um pouco mais de um terço do seu faturamento mensal, já que se trata de um investimento de longo prazo. De toda forma, manter as contas em dia é imprescindível.

A seleção de um bom imóvel é muito importante, mas sempre considere a sustentabilidade das finanças – não vale a pena desequilibrar o orçamento e se endividar. Tenha em mente que o consultório também é um empreendimento como qualquer outro, buscando sempre manter um fluxo de caixa satisfatório.

4. De olho no espaço interno

Se o espaço escolhido já for adaptado para funcionar como um consultório, melhor, permitindo a economia de tempo e dinheiro. O mais importante, no entanto, é buscar um imóvel claro e arejado, que promova uma sensação de confiança, conforto e credibilidade para os pacientes. Lembre-se que ir ao médico, para muitos,  é por si só uma situação incômoda. Opte sempre por um lugar aprazível e acolhedor de se estar, aguardar e ser atendido.

 

A opção pelo imóvel ideal, enfim, obviamente também passa pelo crivo do profissional responsável. O local de trabalho, seja pela localização e/ou instalações, deve ser agradável, estimulando a sua permanência – afinal, ninguém passará mais tempo no espaço do que você!

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.