7 segredos infalíveis para sobreviver no mercado

7 segredos infalíveis para sobreviver no mercado

Recentemente acompanhei o relato de um jovem empresário que estava com dificuldades em seu negócio. A empresa dele – que é de serviços – foi herdada do pai, está bastante tempo no mercado, mas encontra-se com um problema grave: faltam clientes.

Os prejuízos começavam a acumular, os salários dos empregados estavam atrasados e tudo estava desandando. O empresário estava desesperado e com medo de falir pelo fato de não saber o que fazer para voltar a antiga demanda de serviços e a boa clientela, comum no passado.

Mas, o que está faltando para o negócio voltar a ter clientes? Como fazer para alavancar ou retornar as vendas do negócio? Qual era o grande problema?

O que o empresário citado acima demorou para reparar foi que as táticas de vendas utilizadas por ele – que eram as mesmas utilizadas no tempo que seu pai era o dono – já não funcionavam tão bem. A entrada de novos concorrentes na cidade fez com que o mercado ficasse mais disputado e a necessidade de algumas mudanças e ajustes fossem realizados.

Essa necessidade do empresário é comum entre muitos outros empreendedores que passam por períodos de dificuldades em seus negócios. Como forma de colaborar nesse momento, relato sete dicas que podem fazer a diferença e oxigenar os empreendimentos nas horas difíceis.

 

1 – Atendimento. Tenha em mente que clientes felizes com o serviço indicam sua empresa para outros amigos. Converse com toda a equipe. Sejam educados no contato com os consumidores, eficientes na atuação e sem atrasos. Lembre-se de repassar sempre um cartão com telefone e endereço para os serviços que realizarem.

 

2 – A primeira impressão fica. A fachada da sua loja está ruim e acabada? Então mude, pinte e a faça estar bonita e atrativa. Afinal, como alguém pode esperar um serviço de qualidade de uma empresa, se ela própria não tem cuidado e manutenção em suas instalações?

 

3 – Invista no Marketing. Como? Primeiramente, explore o que sua empresa tem de mais marcante. Ela está muito tempo no mercado? Então enfoque na confiança e credibilidade. Seus preços são mais baixos ou de uma melhor qualidade? Destaque essas informações aos seus consumidores. Aproveite também a internet para expor seus produtos e os meios de comunicação para fazer isso na cidade. Panfletos, outdoor, propaganda no jornal, rádio e TV podem auxiliar nessa caminhada. Lembre-se que a divulgação de seu serviço deve ser um exercício contínuo e frequente.

 

4 – BBB. A máxima do “bom, bonito e barato” continua em pauta. Empresas que oferecem um serviço de qualidade e com preços atrativos estão um passo a frente da concorrência. Faça uma pesquisa de mercado e verifique se o seu serviço ou produto está compatível com que a concorrência oferece.

 

5 – Prepare-se para os meses de pouca venda. É normal que pequenas empresas oscilem entre o positivo e negativo, por isso fazer uma análise na sua administração financeira regularmente é importante. Lembre-se que você deve ter uma reserva de caixa já prevendo meses de baixa procura.

 

6 – Avalie seu estoque. Muitas vezes o empresário investe bastante dinheiro em estoque e ele leva muito tempo para girar (vender, receber e comprar de novo). Esse acúmulo pode se tornar um problema com a perca de materiais pelo tempo ou por estragarem. Isso implica em gasto desnecessário de dinheiro que poderia estar investido em outro lugar e trazendo mais retorno.

 

7 – Conheça bem a sua empresa. Esse é o passo mais importante. Você precisa estar por dentro de todos os processos do seu negócio. Financeiro, administrativo, clientela, divulgação e tudo mais. A partir desse domínio, você dará seus passos com mais segurança!

 

Você considera algum outro tópico importante? Compartilhe no espaço para comentário.

Artigo originalmente escrito em Administradores.com.br, por Fábio Bandeira.

Até breve!

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.