A ação mais importante da primeira semana como Secretário de Saúde.

A ação mais importante da primeira semana como Secretário de Saúde.

A primeira semana como um Secretário de Saúde Novato no SUS é bastante aterrorizante! Já há diversos documentos para assinar, decisões a tomar e uma Secretaria de Saúde para organizar. Não dá para esquecer de nada, pois você será cobrado e responsabilizado por tudo, e essa situação traz uma responsabilidade enorme. Veja como organizar o seu raciocínio e seu dia-a-dia para ser mais produtivo.

 

 

.

Benefícios da Informatização? O Gestor Informatizado! Convença sua equipe? Como Licitar.  

Os 6 Departamentos Organizacionais do SUS:

No artigo sobre os Departamentos Organizacionais do SUS, mostramos que o SUS é dividido em Departamentos, como uma loja de sapatos e que cada um desses departamentos é composto por rotinas e processos além de uma equipe de Profissionais que farão com que cada um funcione normalmente. Se você ainda não leu, clique aqui e leia. No artigo, destacamos cada um desses departamentos:

  1. Atenção Básica
  2. Média e Alta Complexidade;
  3. Vigilância em Saúde;
  4. Assistência Farmacêutica;
  5. Gestão do SUS e
  6. Rede de Serviços.

Você precisa ser organizado e resolver questões de cada um dos seis departamentos do SUS, sem que esquecer, assim, vamos propor uma solução “emergencial” para essas primeiras semanas no cargo.    

 

Cada departamento em um dia da Semana:

Eu sei que são 6 departamentos e você (acha que) só trabalha 5 dias na semana, mas a minha proposta é que você se organize para não deixar que nenhum dos departamentos seja esquecido.   A proposta é que você faça avaliações diárias de cada um dos departamentos e discuta com os responsáveis por cada um desses departamentos.  

Os Assuntos de Cada Reunião:

Nesse primeiro momento, não se preocupe muito sobre o quê perguntar aos seus colaboradores e sobre as cobranças naturais que você receberá ou será avaliado por todos. Utilize essas primeiras reuniões para estreitar os laços com seus funcionários e quebrar o clima. Nas próximas reuniões, você precisará ser mais ativo e fazer perguntas e solicitar esclarecimentos de cada um dos departamentos. Em outros artigos, traremos algumas perguntas para as quais você precisará de respostas.

 

Segunda-Feira: Atenção Básica:

Como já havíamos falado, a Atenção Básica é o departamento mais importante da sua Gestão e exige que você dê atenção muito especial para ele, pois ele pode economizar uma série de problemas na sua gestão e que certamente resultarão em problemas financeiros.

 

Portanto, convide o Responsável pela Atenção Básica da sua Secretaria de Saúde para uma reunião. Tudo depende do seu perfil, mas é importante que você ouça mais do que fale e tente extrair o máximo de informações dele. Anote tudo, tudo mesmo.

Importante: Anote nome, telefone e Email do responsável pelo setor.
Planilha de Contatos 

Terça-Feira: Média e Alta Complexidade:

anotaçõesHum… Esse, definitivamente, é o setor que você mais terá problemas, pois ele é responsável pela atenção secundária (fora do alcance da atenção básica) e que trata dos exames complementares (fila de espera por exames, Central de Marcação de Consultas, compra de aparelhos médicos, Relação com Prestadores de Serviços terceirizados, etc), das internações hospitalares (falta de leitos, falta de vagas em CTIs, etc), Diante da quantidade enorme de problemas soluções nesse setor, é comum que tenham vários responsáveis e não somente um, como é possível que tenha na Atenção Básica. Como disse, ouça muito, questione e anote tudo.

Importante: Anote nome, telefone e Email do responsável pelo setor.  

 

Quarta-Feira: Vigilância em Saúde:

A preocupação, aqui, é evitar que a população adoeça e vigiar o surgimento de outras doenças e condições que possam afetar a população. É um departamento eminentemente preventivo e de ações específicas sobre a população. Provavelmente, são dois responsáveis: Vigilância Sanitária e Vigilância e Promoção de Saúde.

Importante: Anote nome, telefone e Email do responsável pelo setor.  

 

Quinta-Feira: Assistência Farmacêutica:

Esse é um departamento altamente estratégico e que a sua má gestão pode trazer transtornos incríveis em sua gestão, afetando todos os outros departamentos. Reúna com os responsáveis na manha da quinta-feira e anote todas as decisões.

Importante: Anote nome, telefone e Email do responsável pelo setor.  

 

Sexta-Feira: Gestão do SUS e Rede de Serviços:

Esses dois departamentos podem ser vistos na Sexta-Feira, em horários distintos na mesma manhã, com uma ou duas horas de reunião para cada um deles. Ambos os departamentos tem foco administrativo e você, como Gestor, deve estar atento às suas ações.

Importante: Anote nome, telefone e Email do responsável pelo setor.  

 

Ficou perdido?

Depois dessa primeira semana de reunião, é bem provável que você descubra uma pequena parte dos problemas que você irá enfrentar (que ninguém havia lhe contado). Também é bastante provável que você, Novato no SUS, tenha ficado perdido com diversos termos e questões com as quais você nunca havia tratado. Mas não se preocupe, você se acostumará.

Não se esqueça: Anotou o nome, telefone e Email dos responsáveis por cada Departamento?  

 

E então, o quê você achou?

E então, qual a sua opinião? Gostou da dica? Pensa de forma diferente? Seria muito interessante que você deixasse seu comentário e enriqueça esse artigo com suas experiências.

Até mais.

 

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.