As vantagens de se administrar dados de pacientes na nuvem.

As vantagens de se administrar dados de pacientes na nuvem.

A medicina evoluiu muito nos últimos anos. Junto com a tecnologia e a ciência, não só temos curas para doenças complexas, como novos medicamentos que ajudam a tratar diversos problemas. Em termos de administração e facilidade para o dia a dia do médico não poderia ser diferente. Lidar com inúmeros pacientes e locais de trabalho diferentes, (afinal médico não fica restrito a uma única clínica ou hospital), dificulta o acesso aos dados dos clientes. Mas isso tudo ficou mais fácil.

Administrar os registros dos seus pacientes de qualquer lugar onde estiver já é uma realidade. A tecnologia de armazenar dados em nuvem (ou seja, através de aplicações que salvam os arquivos e dados em servidores online), chegou para mudar o dia a dia das pessoas e dos profissionais de todos os ramos. Entenda como você pode aderir a essa nova forma de administrar suas consultas e tarefas rotineiras.

Aposto que você já se viu fazendo anotações sobre seu paciente em um papel, e quando o espaço ficava pequeno uma outra folha era grampeada no original. Mas será que isso é prático? Se você mudar de clínica, se passar a atender também em outro hospital, como fica toda essa papelada? Isso sem falar no enorme trabalho que dá, ficar transferindo dados de exames para as fichas, lidar com diversas agendas e assim por diante.

Conheça as vantagens de administrar dados em nuvem

O conceito de computação em nuvem surgiu para dar nome à possibilidade de “guardar” dados, listas, e todo tipo de documentos, online, bastando ter conexão com a internet. Assim, você pode acessar seus dados de qualquer lugar onde estiver.

Conheça algumas vantagens dessa modalidade:

  • O cliente não precisa se preocupar com a estrutura: hardware, backup, controle de segurança, manutenção, etc. São responsabilidades do fornecedor do serviço.

  • O compartilhamento de dados e o trabalho colaborativo são facilitados, uma vez que todos os usuários acessam os dados do mesmo lugar: a “nuvem”. As alterações dos dados são feitas em tempo real e o salvamento é automático.

  • Dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com o que chamamos de disponibilidade. Se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que compõem a estrutura continuam a oferecer o serviço.

  • Existem muitas opções de serviço gratuitas, e as que são pagas prometem se adequar ao seu perfil de uso, consequentemente ao seu bolso.

Garantia de segurança dos dados

Talvez você esteja se perguntando se usar esse tipo de serviço é realmente seguro. Claro que, a princípio, pode parecer perigoso transferir arquivos e todos os seus documentos para uma plataforma que vai gerenciar tudo isso virtualmente. Na verdade,  para uso doméstico, para profissionais autônomos ou pequenas empresas, é mais seguro e vantajoso usar essa modalidade.

Primeiramente, você não terá gastos com dispositivos de armazenamento físicos (como pen drive e HD), já que existem serviços de armazenamento em nuvem que comportam alguns Gigabytes. E pense no seguinte cenário: seu HD ou pen drive queimou com todos seus arquivos importantes e o último backup feito foi no mês passado. Que problema, não? Mas na nuvem isso não acontece!

Portanto, as vantagens da nuvem são inquestionáveis. E obviamente que cada fornecedor de serviço se cerca de cuidados para manter a proteção e o sigilo das suas informações  pessoais.

Facilitando a vida dos médicos!

Agora imagine para você que é médico, como essa inovadora tecnologia pode facilitar sua rotina:

  • Possibilidade de concentrar em uma única agenda todas as consultas;

  • Cadastro de dados pessoais de todos os seus clientes;

  • Armazenar em um só lugar os registros e históricos detalhados de seus pacientes;

  • Possibilidade de alterar cada registro ou documento de forma rápida e com salvamento imediato;

  • Agilidade para compartilhar dados de contato com sua equipe (se necessário);

  • Busca rápida e eficiente;

  • Fácil visualização de pastas e arquivos.

Como o sistema funciona online, você pode trabalhar usando qualquer dispositivo, seja o celular, o tablet ou o computador. Se estiver viajando, poderá consultar todos os seus registros no hotel, por exemplo.

Já utiliza a computação em nuvem na sua rotina? Compartilhe sua experiência conosco!

 

Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!