Benefícios do Prontuário Eletrônico!

Benefícios do Prontuário Eletrônico!
Beneficios do Prontuário Eletrônico

Beneficios do Prontuário Eletrônico

Anos atrás, os médicos e outros profissionais de saúde não tinham escolha a não ser registrar os dados clínicos do paciente à caneta e no papel. Eles tinham que manter registros à mão e, em seguida, contratar pessoal para lidar com as montanhas de papelada e arquivamento, gerando um custo enorme para as clínicas [link: custos do prontuário no papel]. O acesso a estes registros se provou demorado, de custo elevado e muitas vezes se perdem ou são danificados. Hoje, os profissionais de saúde têm a opção de usar o Prontuário Eletrônico em seu atendimento – veja os benefícios do prontuário eletrônico.

A cada dia mais consultórios e unidades de saúde pelo mundo adotam o prontuário eletrônico e esta é uma tendência que não vai mudar. O sistema facilita a vida do profissional de saúde, reduzindo o retrabalho e agilizando uma série de processos. Os ganhos para o paciente – principalmente na questão da segurança e da precisão do diagnóstico – também são substanciais.

Mas, afinal, quais são as vantagens do prontuário eletrônico? Saiba quais são os principais ganhos para o paciente e para os profissionais de saúde e porque o sistema tradicional está ficando para trás.

Tenha uma Recepção Eficiente. Tenha um Consultório Eficiente.

Benefícios do Prontuário Eletrônico: Economia de Tempo

Práticas ocupadas estão sempre procurando maneiras de economizar tempo e dinheiro e dar mais foco no atendimento ao paciente. Os prontuários eletrônicos eliminam uma boa parte da papelada, e podem reduzir o tempo que os funcionários passam arquivamento e desarquivando de informações do paciente. Quando um profissional de saúde precisa de acesso a dados que são armazenados em um prontuário eletrônico, eles estão disponíveis em um instantes, diferente do prontuário no papel.

 

Baixe E-Book: Transforme as Rotinas do seu Consultório

 

De acordo com HealthIT.gov, um importante órgão dos EUA, [leia aqui], que comentamos nesse artigo, cerca de 80% dos profissionais e clínicas que utilizam o prontuário eletrônico dizem que ele aumentou a sua eficiência. Três quartos dizem que o prontuário eletrônico lhes permite receber os resultados de laboratório mais rápido do que antes. Enfim, a eficiência aumentou, um claro benefícios do prontuário eletrônico.

Conveniência

Com os Prontuários no papel, para que um médico de uma clínica possa acessar as informações do paciente, ele precisa estar no mesmo local que os arquivos estão armazenados. Alguns Prontuários eletrônicos (apenas os que são online) permitem que os profissionais tenham acesso às informações clínicas mesmo quando fora do consultório. Os benefícios desta flexibilidade e fácil acesso às informações tornam-se claros em consultas de urgência e emergências, uma vez que incentiva um processo de coordenação de cuidados eficiente. Quando o paciente dá entrada na unidade de saúde, todo o seu histórico clínico já está disponível ao profissional que o atende.

 

Baixe E-Book: As Rotinas do seu Consultório podem ser mais eficientes.

 

Facilidade de comunicação

Prontuários eletrônicos fornecem uma fácil comunicação entre os setores da clínica, facilitando a comunicação entre faturamento e recepção, entre consultório e recepção, etc. Também é possível enviar mensagens (SMS ou emails) para os pacientes em datas específicas e através de uma programação, como aniversários, datas comemorativas e até mesmo para pacientes com patologias específicas.

 

Benefícios do Prontuário Eletrônico

Benefícios do Prontuário Eletrônico

Prescrição Mais Segura

Interações medicamentosas e alergias podem apresentar uma ameaça real para a saúde de um paciente. O Prontuário Eletrônico podem alertar os médicos quando uma receita pode ser perigosa para o paciente. Eles podem comparar a medicação prescrita com informações contidas no prontuário. Se houver possibilidade de uma interação negativa com outra medicação que o paciente utiliza, o sistema pode enviar um alerta para evitar uma grave complicação. O mesmo alerta pode ocorrer na presença de alergias medicamentosas. Está é mais um dos benefícios do prontuário eletrônico.

 

A Melhoria na Coordenação dos Cuidados

Muitas vezes, os pacientes são submetidos exames de além do necessário simplesmente pelo fato de que os profissionais não tem a informação de que os exames já foram solicitados e já realizados pelo paciente. Esse é um dos custos ocultos do prontuário no papel, pois muitas vezes o médico não encontra as anotações dos exames em meio aos “rabiscos” de outro colega e os solicita novamente. O paciente, por si, não se sente na responsabilidade de trazer todos os exames que já realizou em todas as consultas, pois ele imagina que todas as informações já estão ali, no prontuário do médico. Com os prontuários eletrônicos, cada médico pode ter acesso ao prontuário completo do paciente, incluindo quaisquer diagnósticos, testes e exames gravados por outros provedores. Isto dá ao médico uma visão completa da saúde do paciente e ajuda a garantir um diagnóstico mais preciso e um tratamento adequado.

Uma das grandes vantagens de um sistema de prontuário eletrônico é a integração entre os diversos profissionais de saúde. Todos os envolvidos na linha de cuidados – médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, etc – podem acessar e registrar informações. É possível, assim, realizar um tratamento multidisciplinar de melhor qualidade.

O paciente pode, inclusive, no mesmo dia se consultar com profissionais de diversas áreas da mesma unidade de saúde – ou unidades diferentes da mesma rede – sem que se necessite da burocracia do transporte do prontuário físico.

Baixe E-Book: Transforme suas Rotinas e aproveite os beneícios em seu Consultório

Mais segurança

A principal vantagem do prontuário eletrônico em relação ao de papel é a segurança. Em primeiro lugar, a segurança de acesso. O prontuário de papel é muito mais fácil de ser visto por qualquer pessoa, mesmo as que não estejam envolvidas no tratamento/atendimento do paciente. Os sistemas eletrônicos permitem criar diversos níveis de acesso, fazendo com que cada profissional possa acessar e registrar informações de pessoas que estejam sob seu tratamento. Dessa forma, um sistema de prontuário eletrônico é essencial para a privacidade do paciente.

Outro ponto importante é que os softwares produzem um registro de informações mais preciso. Não existe o problema de diferentes letras ou ilegibilidade, muito presente no prontuário de papel e que pode gerar confusões na interpretação. Boa parte dos sistemas também inibe os erros comuns, como o duplo registro de informações. Esses fatores ajudam a incrementar a precisão do diagnóstico e tratamento, reduzindo o índice de erros médicos.

Mobilidade e agilidade

Os sistemas de prontuário eletrônico baseados em nuvem oferecem vários benefícios aos profissionais de saúde. Além de não precisar se preocupar com manutenção de hardware e instalação de software, o sistema em nuvem permite uma mobilidade muito maior. Assim, os profissionais de saúde podem acessar o prontuário eletrônico do paciente de qualquer computador ou dispositivo eletrônico, como tablets e smartphones, desde que tenha acesso à Internet.

É possível acessar o histórico de um paciente enquanto o médico está viajando, em casa ou em outra unidade de saúde. Com isso, ganha-se agilidade e segurança, já que o médico pode realizar com mais precisão uma orientação por telefone em casos de emergência, por exemplo.

Sem precisar arquivar e transportar para diversos lugares uma pasta com o prontuário físico, ganha-se tempo. O sistema permite ainda encontrar os dados com muito mais rapidez através do sistema de busca. Esses dois fatores possibilitam um diagnóstico muito mais veloz, facilitando o processo de decisões do médico e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Deu para entender que um prontuário eletrônico não é utilizado apenas para modernizar o atendimento, como também agiliza processos, proporciona comodidade e evita possíveis erros? Procure mais informações sobre esta facilidade e aposente o antigo prontuário de papel. Seus pacientes certamente agradecerão!

 

Baixe E-Book: Transforme as Rotinas do seu Consultório

 

E então? Qual a sua opinião?

Você conhece outros benefícios do prontuários eletrônico? Já percebe algum em sua clínica ou consultório? Você acha que eu esqueci de algum benefício?  Tem alguma opinião diferente? Deixe a sua opinião.

 

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.