Boletim de produção ambulatorial (BPA), o quê é?

BPA – Boletim de produção ambulatorial é uma dos aplicativos de captação do SIA/SUS. Juntamente com o APAC, FPO, CNES e SIGTAP, eles são chamados de aplicativos de entrada no SIA/SUS. Juntamente com o APAC, o BPA é um aplicativo de captação do atendimento ambulatorial que permitem ao prestador de serviço vinculado ao SUS, registrar o atendimento realizado no estabelecimento de saúde, em regime ambulatorial.   O BPA Mag e a Captação das informações ambulatoriais: O BPA se insere dentro do fluxo de captação da produção ambulatorial como o principal sistema de captação da produção que NÃO EXIGE autorização da secretaria de saúde para ser realizada, diferentemente dos procedimentos captados pelo software APAC mag, que exige autorização da secretaria de saúde. . Benefícios da Informatização? O Gestor Informatizado! Convença sua equipe? Como Licitar.   . BPA C e BPA I – duas formas de coleta de dados pelo BPA No BPA Magnético foram instituídas duas formas de captação do atendimento ambulatorial:  

O BPA consolidado (BPA-C):

Aplicativo no qual se registram os procedimentos realizados pelos prestadores de serviços do SUS, no âmbito ambulatorial de forma agregada.  

O BPA Individualizado (BPA-I):

Aplicativo no qual se registram os procedimentos realizados pelos prestadores de serviços do SUS, no âmbito ambulatorial de forma individualizada. Nesse aplicativo foram incluídos os campos: Cartão Nacional do Profissional, CBO 2002, Cartão Nacional de Saúde (CNS) do Usuário com sua Data de Nascimento e Município de Residência, visando à identificação dos usuários e seus respectivos tratamentos realizados em regime ambulatorial. Além de todas estas informações, é necessário que o médico inclua um CID compatível com o procedimento realizado. Recentemente, o Ministério da Saúde publicou uma portaria em que todos os procedimentos ambulatoriais deveriam ser lançados pelo BPA I.  

Detalhes que Fazem a Diferença:

Existem diversas regras para o preenchimento correto do BPA – Boletim de Produção Ambulatorial que devem ser seguidas à risca para evitar glosas e prejuízos no pagamento da produção ambulatorial. Estas regras são determinadas pela tabela SIGTAP e todo o profissional de saúde deve conhecê-la, ou pelo menos, saber onde buscar estas informações, para que a sua produção seja lançada adequadamente no software BPA Mag.     As principais regras e críticas são:

          • Relação entre os procedimentos e o instrumento de registro.

 

 

        • Relação entre os procedimentos que cada profissional (CBO) pode realizar.

 

 

        • Relação entre os procedimentos e as doenças (CIDs) com os quais ele está relacionado.

 

        Estas regras trazem muito transtorno a quem deseja aprender a trabalhar com o BPA e com o SUS, de maneira geral, pois promovem muita burocracia no sistema SUS que deixa os novatos muitas dificuldades de aprendizado. O Boletim de Produção Ambulatorial – BPA segue a uma organização física local e o seu preenchimento baseia-se nesse alicerce. O Software BPA Magnético capta a produção ambulatorial daquele estabelecimento de saúde, preenchendo os dados no sistema de acordo com o profissional de saúde que realizou o atendimento.  

CBO do profissional – o começo de tudo

Cada profissional de saúde que atende naquele estabelecimento de saúde tem uma Ocupação cadastrada no SUS. No momento da sua contratação pelo SUS (sistema único de saúde) o profissional é cadastrado com uma determinada OCUPAÇÃO, baseada na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). É a partir daí, deste cadastro, que todas as regras do SUS serão aplicadas.  

O Estabelecimento de Saúde e seus Profissionais (CBOs):

Desta forma, um estabelecimento de saúde possui (na visão do BPA) vários CBOs (profissionais de saúde com uma ocupação listada na Classificação Brasileira de Ocupação) trabalhando naquela unidade de saúde. Cada um destes profissionais (com seus respectivos CBOs) devem fazer uma levantamento diário da sua produção (de todos os seus atendimentos) e escrever em um relatório mensal de atendimento para comprovar que realizou atendimentos. Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

 

Procedimento x CBO (Ocupação): O primeiro Relacionamento.

Todo profissional de saúde que trabalha no SUS deve saber quais são os procedimentos da tabela SIGTAP que ele pode realizar – esta é uma informação FUNDAMENTAL e primordial.

Por exemplo: Um enfermeiro não pode lançar (no seu relatório de produção ambulatorial) que realizou um procedimento que só o médico está apto a realizar.

Saiba como descobrir quais são os procedimentos que cada profissional pode realizar – entenda a relação Procedimento x CBO.

 

Mensagem de Erro:

Quando um usuário registra um CBO incompatível com o Procedimento que ele escolheu, o sistema BPA Mag retorna uma mensagem de erro: PROCED. NAO PERMITIDO P/CBO

A solução deste problema passa pela escolha de um procedimento que seja compatível com o CBO do profissional que realizou o atendimento.

Este procedimento é especifico para um ou mais CBO´s. Consulte no SIGTAP os CBO´s possíveis, ou atualize o kit de tabelas da competência.

Este erro pode ocorrer tanto no BPA C quanto no BPA I, como mostra a figura abaixo.

Note que o local onde o erro ocorre ficará em vermelho até que o usuário corrija o erro.

Também há a opção de continuar a produção mesmo com o erro, entretanto, esta opção não é aconselhável pois o SIA/SUS não aceitará aquele procedimento/atendimento e provocará glosas e não pagamento de alguns valores.

Com o tempo, o profissional que trabalha com o SUS encontra os procedimentos que são compatíveis com o seu CBO e passa a utilizar somente eles, para evitar erros.

Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

 

Procedimento x CID (doença)

No BPA – Boletim de Produção Ambulatorial existem três tabelas de relacionamentos que são importante de se conhecer: Procedimento x Instrumento de registro; Procedimento x CBO e Procedimento x CID.

 

Então vejamos:

Já sabemos que todo profissional que trabalha no SUS tem um CBO e que só poderá lançar em sua produção os procedimentos da tabela SIGTAP relacionados ao seu CBO…  Então, ótimo, já escolhi o Procedimento compatível com o meu CBO

 

Agora, Escolher o CID compatível com aquele Procedimento:

Agora, precisamos saber quais os CIDs, doenças, que estão relacionadas ao procedimento que realizei.

Como exemplo, não podemos dizer que um procedimento Teste Ergométrico pode ser realizado em uma pessoa que não tenha uma doença/CID compatível com este procedimento.

Para quem não está acostumado com os códigos, costumam ocorrer muitos erros de faturamento, pois o profissional preenche o relatório durante todo o mês… faz o seu consolidado no final do mês, entrega/envia o papel para o digitador… E é este digitador que descobrirá o erro e terá que lançar um CID compatível com aquele procedimento, tudo isso para não ocorrer glosas e erros no pagamento. O correto, é o digitador procurar o profissional de saúde e pedir para que ele faça a mudança e coloque um CID compatível com aquele procedimento.

Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

 

Procedimento x Instrumento de Registro:

O Instrumento de registro é a primeira informação que qualquer operador do sistema SUS deve ter conhecimento apra que possa trabalhar na produção e faturamento do SUS. Sem conhecer esta informação, todas as informações adicionais tornam-se prejudicadas e passíveis de erros e problemas… Tentaremos explicar de forma rápida e mostrar como resolver este problema.

Existem 7 formas indicadores para descobrir em qual software a produção deve ser lançada. E para saber em qual software lançaremos aquele procedimento, precisamos acessar a tabela SIGTAP.

Instrumento de registro: quê significa?

A definição do Instrumento de Registro identifica de que forma o procedimento deve ser registrado para efeito dos sistemas, ou seja, qual sistema de captação deve ser utilizado para sua apresentação magnética. Em resumo, em qual SOFTWARE do SUS eu devo digitar aquele procedimento?

 Passo a passo:

  1. Visite a tabela SIGTAP.
  2. Clique em Relatórios.
  3. Em Relacionamentos.
  4. Depois em Publicados
  5. E, por fim, cliquem em PROCEDIMENTO X INSTRUMENTO DE REGISTRO.

Faça a busca pelo seu código e descubra em qual software ele deverá ser digitado.

 

Erros ocorridos devido a Procedimento incompatível com o sistema escolhido:

Quando um procedimento é digitado equivocadamente no sistema BPA magnético, quando deveria ser digitado em outro sistema do governo, o software BPA MAG emite uma mensagem de erro e orienta o usuário a digitar corretamente no software adequado ou no mesmo software, só que de maneira mais adequada.

Na figura ao lado, observamos que o operador/digitador tentou inserir um procedimento no BPA consolidado mas que deveria ter ter digitado no BPA I…

O sistema BPA MAG também informa se o lançamento do procedimento deveria ter sido digitado em outro software do governo como o software SIS COLO, SIS MAMA e SIS PRÉNATAL.

A mensagem: PROCED. EXCLUSIVO do BPA-C: Este procedimento não deve ser informado no BPA-I.

Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

 

As Rotinas Burocráticas do BPA-C e BPA-I

Veja as rotinas não automáticas de fechamento do BPA e depois observe como o sistema MeuProntuário é capaz de reduzir as tarefas de todos os envolvidos no processo.

 

1a. Atendente: Agenda no papel.

Atende o paciente e registra seu nome na agenda de papel.
Nesta agenda, qualquer compromisso/procedimento pode ser agendado para qualquer profissional (CBO).

2a. Atendente: Agenda o atendimento;

Registra o nome do paciente na agenda de papel, finalizando o agendamento do comprimisso.

3a. Atendente: Não registra o Procedimento;

Nesta etapa, a atendente não diz qual procedimento o profissional (CBO) irá realizar.

No geral, ela não tem conhecimentos para saber qual procedimento é compatível com o CBO do profissional para o qual ela está fazendo o agendamento.

4a. Profissional: Realiza a consulta/atendimento;

Agora, já durante o atendimento do profissional de saúde, o profissional realiza o seu procedimento, seja consulta ou outro procedimento/aconselhamento.

5a. Profissional: Escolhe um procedimento compatível com o CBO.

Este profissional, além de realizar a tarefa profissional de atender/consultar/tratar/cuidar… ele terá que escolher um procedimento compatível com a sua ocupação (seu CBO) – uma tarefa burocrática exigida pelo BPA.

6a. Profissional: Registra o Procedimento.

Este profissional deverá anotar este procedimento na folha de Produção ambulatorial – a ficha de BPA C ou I.

7a. Profissional: Escolhe um CID compatível.

Depois de saber/ter conhecimento de qual é o instrumento de registro deste procedimento (se BPA C ou BPA I), caso seja BPA I, o profissional deverá escolher um CID compatível com o procedimento escolhido.

Veja que nesta etapa, ele (mentalmente ou consultando uma tabela) irá fazer duas validações: Procedimento x Instrumento de registro e Procedimento x CID. Não pode errar!

 

8a. Profissional: Soma os atendimentos do dia.

Para consolidar a produção diária, o profissional somará o total de procedimentos daquele dia de atendimento.

9a. Profissional: Soma os atendimentos do dia.

Ele fará esta soma diariamente… durante todo o mês.

10a. Profissional: Confere a soma mensal.

No final do mês, ele efetua a conferência da sua produção mensal a partir dos procedimentos realizados durante todos os dias úteis trabalhados.

11a. Profissional: Envia a produção BPA C (em papel).

Depois de preencher a Ficha BPA C ou I, ele as envia para o DIGITADOR que terá que efetuar a digitação no software do BPA Magnético que se encontra na secretaria de saúde.

12a. Profissional: Envia a produção BPA I (em papel).

No final do mês, ele efetua a conferência da sua produção mensal a partir dos procedimentos realizados durante todos os dias úteis trabalhados.

Por fim, ele torce para que não ocorram erros e para que ele não seja chamado pelo DIGITADOR para consertar sua produção.

13a. Digitador: Recebe TODAS as produções de TODOS os profissionais

Agora começa o trabalho de digitação, pois o DIGITADOR começa a reunir todas as folhas de produção de todos os profissionais…

14a. Digitador: Digita a produção de cada profissional

Começa a digitar uma por uma, procedimento por procedimento. Trabalho árduo… E braçal.

15a. Digitador: Corrige erros Procedimentos x CBO

Lembram-se da tarefa mental que o Profissional executa na 5a etapa? Ele pode errar e lançar um procedimento incompatível com a sua ocupação (seu CBO)… o BPA Magnético (o software) retornará um erro e a produção não fechará enquanto não for corrigido.

16a. Digitador: Corrige erros Procedimentos x CID

Lembram-se da tarefa mental que o Profissional executa na 7a etapa? Ele pode errar e lançar um CID incompatível com o procedimento que ele escolheu. Da mesma forma, o BPA Magnético (o software) retornará um erro e a produção não fechará enquanto não for corrigido.

17a. Digitador: Digita a produção de cada estabelecimento de saúde

O processo que descrevi até agora é de uma unidade de saúde… de um posto de saúde. Ele ainda terá que digitar do todos os profissionais de todos os postos de saúde da cidade… Já imaginou o trabalho?

19a. Digitador: Cobra produções (folhas em papel) de profissionais atrasados.

Alguns profissionais deixam de enviar a produção a tempo e o digitador tem que ficar ligando e cobrando o envio desta produção. O não lançamento da produção e o não envio da produção da cidade para o SIA/SUS implica em sanções dentro do sistema SUS.

20a. Digitador: Gera um arquivo e envia para o SIA/SUS.

Depois de digitar TODA a produção, o DIGITADOR executa uma rotina de comunicação com o software SIA/SUS e envia toda a produção para o sistema do SUS (o SIA) que receberá as produções ambulatoriais de todas as cidades.

 

Um grande processo que deve estar coordenado entre os atores do SUS e que todos os profissionais devem conhecê-los muito bem. Acesse este link e veja um video demonstrando as rotinas de produção e finalização de um BPA de uma cidade que ainda não tem seus processos de faturamento informatizados.

Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

 

SIA/SUS – Fluxo BPA ou APAC

Como é do conhecimento prático de todos, o atendimento pelo SUS passa por uma triagem inicial para ser realizado. Este atendimento inicia-se em um estabelecimento de saúde (normalmente um Posto de Saúde da atenção básica) que esteja devidamente cadastrado no SCNES para prestar atendimento ambulatorial ao SUS. A definição do fluxo depende do procedimento a ser executado: procedimentos que exigem autorização prévia e procedimentos que não exigem autorização prévia.

 

APAC Mag: Procedimentos que EXIGEM autorização:

O instrumento de registro para os procedimentos que exigem autorização prévia é o aplicativo APAC-Mag e nesse aplicativo, esses procedimentos são denominados de principais e secundários, conforme identificados no SIGTAP.

 

BPA Mag: Procedimentos que NÃO EXIGEM autorização:

O instrumento de registro para os procedimentos que não exigem autorização prévia é o aplicativo BPA-Mag, cujo registro dos procedimentos pode ser efetuado de duas formas:

Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

 

Como saber qual fluxo seguir? Qual o instrumento de registro, BPA ou APAC?

Esta pergunta é fundamental para o entendimento do processo de produção ambulatorial. Estas regras são determinadas pelo Ministério da Saúde e estão descritas na tabela do SIGTAP.

 

E então, o quê achou?

Continuaremos complementando esse artigo com novas informações sobre o Boletim de Produção Ambulatorial – o BPA. Você pode deixar seu comentário e ainda baixar o E-Boo no link abaixo. Abraços.

Baixar E-Book – Tudo sobre o BPA

  • ORLANDA

    Achei o blog de vocês maravilho. Estou começando a trabalhar com os sistema do sus agora, nas minhas pesquisas por informação do scnes encontrei vocês, vocês teriam algum material que podesse me orientar com esta didática tão boa que percebi no seu blog. Tenho muita dificuldades em baixar atualizações, alimentar o SCNES. Enfim, não consegui familiarizar tão bem com este sistema usando as poucas instruções do sus.Desde de ja agradeço.

  • Ellen

    Oii, gostaria de saber uma referência sobre o fluxo do sia pfv :)

  • Missão Maranathá

    estou tentando baixar o e-book e não consigo.

    • Leonardo Alves

      Olá, Missão.
      Tente novamente – acho que agora está correto.
      Abraços.

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.