Cuidado! Município Não Informatizado = GASTOS e INEFICIÊNCIA.

Fonte: Página do efantastico na internet.

Fonte: Página do efantastico na internet.

Muitos municípios realizam hoje, na área da saúde, vários trabalhos árduos e burocráticos que poderiam ser evitados.

O pior é que esses procedimentos burocráticos geram gastos ao seu município e torna ineficiente toda a organização administrativa da saúde.

Portanto, no quesito “organização administrativa”, hoje, principalmente na Central de Marcação de Consultas do seu município, podemos dizer que ocorrem os maiores gastos e talvez os procedimentos de trabalho mais árduos e ineficientes.

No entanto, de antemão já lhe adianto: “Os gastos e árduos procedimentos de trabalho que ocorrem na Central de Marcação de Consultas do seu município poderiam ser evitados por meio da Informatização (implantação de prontuários eletrônicos nas UBS’s).”

Com o propósito de um melhor esclarecimento, veja nesse esquema abaixo como funciona, SEM a informatização, a Central de Marcação de Consultas do seu município.

Lembrando que esse esquema será crucial para lhe mostrar onde está ocorrendo o gasto e a ineficiência.

 

Município Não Informatizado – CMC:

 

CMC 1

Onde está ocorrendo o Gasto e a Ineficiência:

 

CMC 5

Então, quando não informatizado, seu município paga respectivos funcionários para realizarem funções que poderiam ser feitas automaticamente por sistemas informatizamos, sem nenhum tipo de esforço ou sequer transtorno.

Significa ainda dizer, que os funcionários da Central de Marcação de Consultas, ambos responsáveis por digitar e agendar encaminhamentos, estão sendo “desperdiçados”, pois poderiam ser aproveitados em tantos outros afazeres na Secretária.

 Prontuário de Papel = Mais gastos com mão de obra!

 

É necessário que você pare e reflita, sendo que existe hoje, em cada uma de suas UBS’s, um funcionário (a) para separar, organizar e buscar prontuários de papel.

São funcionários que estão executando um trabalho manual (separar, organizar e buscar prontuários de papel) ao preço de no mínimo 1 (um) salário.

Em razão disso, temos aqui outro exemplo de gasto e também funcionário “desperdiçado”.

Não há como negar que este profissional está realizando uma importante função na UBS, logo que o cuidado com prontuários é essencial e de grande importância para o atendimento do paciente.

No entanto, também não podemos deixar de ressaltar que você (seu município) esta pagando, sendo ineficiente (perdendo tempo) e consequentemente gastando desnecessariamente com esse trabalhador, pois todo tratamento com prontuários (separar, organizar e buscar) é feito automaticamente por meio da informatização de suas UBS’s.

Some gastos! Veja nas UBS’s do seu município quantos funcionários estão realizando essa função. O custo com esses profissionais já seria o preço da implantação de prontuários eletrônicos no seu município.

Existiria, com a informatização, mais eficiência no atendimento de suas UBS’s e na escala administrativa da Central de Marcação de Consultas.

 Informatização: Economia e CMC eficiente!

 

Agora, veja nesse esquema como seria, por meio da Informatização, a Central de Marcação de Consultas do seu município, sem gastos desnecessários e totalmente eficiente:

Município Informatizado – CMC:

 

CMC 4

 

 

Visualmente, esse esquema chega a ser bem mais simples que o anterior (Município não Informatizado – CMC). Não há gastos desnecessários com telefone e funcionários.

É retratado a consequência, ideia e propósito de um Sistema Informatizado na área da saúde: reduzir tarefas, proporcionar economia e tornar os trabalhos mais eficientes e práticos.

Mas lembre-se, são poucos que se preocupam dessa forma com a saúde do seu município, visando proporcionar benefícios não só no atendimento de suas UBS’s, mas também na escala administrativa (Central de Marcação de Consultas).

A empresa MeuProntuário esta entre esses poucos e se importa de verdade em melhorar por completo a saúde do seu município em quesitos cruciais: Economia, Redução de Tarefas, Melhoria no Atendimento e, é claro, Lucro.

O que você acha!? Sua Central de Marcação de Consultas deve ser Informatizada?

 

Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!