Evite estes 4 erros ao usar um computador no consultório.

Evite estes 4 erros ao usar um computador no consultório.

Com a crescente utilização de Prontuários Eletrônicos, mais e mais médicos estão trazendo, junto a eles, seus computadores e tablets para a sala de exames. Mas só porque você está usando um computador no consultório, não significa que você está usando-o da forma correta. Os computadores podem ser uma das ferramentas mais benéficas de uso em uma sala de exames, ou podem resultar na perda da integração e conexão com o paciente.

Certifique-se de que você não faça ou está fazendo qualquer um destes quatro erros no momento de usar o computador na sua sala do seu consultório.

Tenha uma Recepção Eficiente. Tenha um Consultório Eficiente.

Focar apenas na tela do Computador

Fazer contato visual com seus pacientes é essencial. Ele transmite que você está interessado na conversa e está prestando atenção: gera construção de confiança. Pode ser fácil se concentrar no que você está acessando em seu Prontuário Eletrônico e você pode, sem querer, não perceber que está evitando o contato visual com o seu paciente. Seja consciente em determinar o momento certo de escrever (digitar) e dialogar ativamente com seu paciente.

Aqui está um rápido olhar para a psicologia de contato com os olhos: “Quando uma pessoa olha diretamente em seus olhos durante uma conversa, eles (os olhos) indicam que a pessoa esta interessada e prestando atenção. Por outro lado, quebrando o contato visual e muitas vezes desviando o olhar pode indicar que a pessoa está distraída, desconfortável, ou tentando esconder seus sentimentos reais”.

 

Supor que você ouviu o paciente, adequadamente.

Quando as pessoas estão animadas ou ansiosas, elas podem ter uma tendência em acelerar sua taxa de expressão. Pode ser difícil, nestas situações, capturar e digitar tudo em seu Prontuário Eletrônico. Repita novamente ao paciente o que você entendeu das suas queixas. Isto proporciona duas coisas:

  • Permite que o paciente saiba que você está escutando ativamente e também
  • Permite que o paciente verifique se as informações inseridas no prontuário estão corretas.

 

Ignorar sua linguagem corporal.

Boa linguagem corporal envia um sinal de que você está escutando ativamente o seu paciente. Se você estiver encarando mais o seu computador ao invés do paciente, pode haver a impressão, por parte da pessoa atendida, de que você está prestando mais atenção no computador do que nela própria.

Considere dobrar seu corpo em direção ao seu paciente enquanto você toma notas em seu computador.

 

Bloquear de sua linha de visão.

Se você está usando um grande computador de mesa na sala do consultório, ele pode realmente agir como uma barreira entre você e seu paciente. Além disso, um computador que está imóvel no canto da sala do consultório pode fazer uma difícil criação de contato visual com o seu paciente. Considere usar tanto um pequeno Laptop ou tablet, da mesma forma que em uma estação de funcionamento móvel (lugar onde se presta serviços de atendentes). Isso impede que o computador bloqueie o seu campo de visão e lhe permite se mover para enfrentar o seu paciente, não importando onde eles estão sentados.

Seu computador é uma ferramenta como qualquer outra ferramenta em sua sala de exames: Existe uma maneira correta e errada de usá-lo. No entanto, uma vez que muitos de nós temos vindo a utilizar computadores por tanto tempo, já existe, por nossa parte, uma forma consagrada de realizar, ver e usar as funções do computador. É por isso que a autoconsciência é tão importante para você se certificar de que não está fazendo acidentalmente um dos quatro erros acima ao introduzir um computador na sala do seu consultório. Ao usar o computador corretamente, ele não só pode tornar sua clínica mais eficiente, mas pode também aumentar a integração e conexão que você tem com o seu paciente durante um exame.

 

Agora é com você.

Concorda com o que foi dito? Conhece algum outro erro? Você já utiliza o Computador no consultório? Deixe o seu comentário e participe conosco.

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.