Exames Solicitados… Você ainda perde tempo com eles?

Exames Solicitados… Você ainda perde tempo com eles?

Uma tarefa que todo médico realiza, todos os dias é a solicitação de exames e procedimentos… Exame de Sangue, de urina, dentre outros… Você já parou para pensar o tempo que você perde com esse procedimento? Claro que ele é importante, mas não precisa tomar o seu tempo, não é mesmo? Confira!

 

Tenha uma Recepção Eficiente. Tenha um Consultório Eficiente.

 

Solicitar Exames – Praticamente em todas as consultas!

Dependendo do perfil do seu consultório, quase todos os seus pacientes precisarão de exames complementares, pois eles fazem parte da consulta médica, complementando-a. É uma tarefa simples, mas que a repetimos várias vezes ao dia, o que provoca uma perda de tempo enorme no nosso dia-a-dia.

Imagine-se Escrevendo ou Digitando toda aquela lista de exames:

  • Hemograma completo.
  • Urina rotina.
  • Exame de fezes (EPF).
  • Glicemia de jejum.
  • Colesterol total e Frações.
  • Triglicérides.
  • Ácido úrico.
  • Provas hepáticas…
  • Provas reumáticas.
  • Função tireoidiana.
  • Dentre outros…

Nenhum médico se safa dessa tarefa. Muitos colegas perdem um tempo enorme anotando um por um em receituários à mão. E convenhamos, você não precisa mais fazer do modo menos eficiente.

Não só Solicitar exames, é preciso Anotar no prontuário.

exames laboratorioAlém de solicitar uma lista enorme de exames, você precisa anotar todos os exames que solicitou no prontuário. Nos tempos de faculdade, lembro-me que eu fazia as solicitações de exames em um formulário carbonado e anexava a cópia carbonada no prontuário, para registrar quais exames eu solicitei, efetivamente. Se não houvesse o carbono, eu teria que anotar nome por nome de todos os exames solicitados… E essa prática se repete até hoje em diversos consultórios, tornando as rotinas muito enfadonhas.

Acontece que muitos colegas, com pressa, só anotam o termo: “Solicito exames.” no prontuário. Mas quais? Quais exames você solicitou? Habituados com o termo “VPM” – vide prescrição médica, muitos médicos só escrevem “Solicito exames.” sem que se lembrem quais exames foram solicitados.

 

Um problema legal (jurídico, mesmo) – 4 faces de uma tarefa mal realizada!

# Face 1: Quando o médico deixa de escrever detalhadamente o nome dos exames que solicitou, o seu prontuário fica incompleto e deixa uma brecha para processos éticos-profissionais.

# Face 2:  O paciente poderá perder a folha de exames e você não se lembrar de quais exames solicitou.

# Face 3:  O paciente pode realizar somente 7 exames da série de 10 exames que você pediu e dizer que você se esqueceu de solicitar outros, e você não ter como provar e cobrar dele.

# Face 4:  Quando o paciente leva a prova (a guia de exames para casa) e você não anota no prontuário, você deixa que ele leve a prova/defesa que você tem, ou deveria ter no prontuário.

Portanto, é fundamental que o médico anote todas as informações no prontuário – ou que tenha um sistema informatizado, como o sistema MeuProntuário que faça isso por ele.

Um sistema informatizado poderá te ajudar bastante nessas tarefas rotineiras.

 

Lista de Exames favoritos – Agilizando a Solicitação!

Com um sistema informatizado, você pode ter uma lista de exames preferidos, aqueles favoritos que em quase todas as consultas você lança mão deles – no meu caso, como cardiologista, o Colesterol total e frações, além da glicemia são exames rotineiros.

Sendo assim, uma lista de exames favoritos permite que eu simplesmente marque aqueles exames que desejo solicitar e imprima o relatório. Essa funcionalidade torna a tarefa menos trabalhosa e eu ainda ganho mais tempo para a consulta com o paciente.

 

Registro automático no relatório do Prontuário!

Lembra-se que conversamos que todos os exames solicitados precisam estar lançados no prontuário? Um sistema informatizado que registre automaticamente no relatório de consultas que você solicitou aqueles 20 tipos de exames/procedimentos sem que você gaste nenhum segundo anotando novamente, faz com que você economize muito tempo.

Depois que informatizei o meu consultório, eu não preciso mais anotar que eu solicitei esse ou aquele exame e isso me ajudou muito.

Já houve casos em que o paciente disse que eu não havia solicitado o exame e, no prontuário, estava registrado que eu tinha, sim, feito a solicitação. O paciente perdeu o pedido de Ultra-sonografia de abdome, mas eu (na verdade, o sistema de prontuário eletrônico) havia registrado todas as minhas solicitações.

odos os medicamentos que você prescreveu sejam AUTOMATICAMENTE inseridos no prontuário médico, sem qualquer trabalho adicional da sua parte.

Veja na foto abaixo a imagem (acima da seta vermelha) mostrando todos os exames solicitados aquele paciente – tudo registrado, automaticamente, sem qualquer esforço.

Veja um exemplo:

vpm2

 

Veja que a informatização da solicitação de exames pode se tornar uma arma poderosa para reduzir o tempo gasto durante o atendimento médico ao paciente, reduzindo o tempo com a burocracia e aumentando o tempo para ser investido na relação médico-paciente.

 

Tenha uma Recepção Eficiente. Tenha um Consultório Eficiente.

 

E então, o quê achou?

Deixe a sua opinião sobre este artigo, e sob a forma como você faz as suas prescrições. Como você solicita exames complementares? Utiliza o Word? Você se lembra de anotar o que solicitou em seu prontuário?

Enriqueça este post com seus comentários.

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.