Novato na gestão do SUS: 3 dicas para começar com o pé direito

Novato na gestão do SUS: 3 dicas para começar com o pé direito

A expectativa e o nervosismo experimentados nos primeiros dias como secretário de saúde não são exclusivos desta área em específico. Começar em uma nova função é um grande desafio para qualquer profissional, mas sabemos que a estreia na Gestão do SUS, um setor tão importante para a administração pública municipal pode representar um grande peso na fase inicial do cargo.

Cidade nova, equipe nova e a responsabilidade de gerir com eficiência diversos recursos que vão desde a captação de verbas à promoção de uma saúde pública de qualidade – estes fatores certamente influenciarão nas suas primeiras semanas como secretário, mas existem algumas atitudes a ser tomadas que podem te ajudar a começar com o pé direito. Confira!

Benefícios da Informatização? O Gestor Informatizado! Convença sua equipe? Como Licitar.

 

Antes de tudo, confie na sua capacidade

Sim, como já dissemos, assumir o cargo de secretário de saúde de um município é arcar com uma grande responsabilidade. No entanto, a regra mais importante para se ter em mente nos primeiros dias de posse do título é justamente confiar na sua capacidade. Sem ela, irá se tornar uma missão árdua – para não dizer impossível – chefiar um órgão público e tomar as decisões inerentes ao trabalho. Lembre-se de que sua nomeação para a função certamente não se deu por acaso – se você está ali, prestes a tomar as rédeas do SUS e da qualidade de um serviço imprescindível para a comunidade, é porque está à altura do desafio e tem condições para encarar a jornada. Subestimar-se, neste caso, é um erro fatal.

 
E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Alinhando as expectativas

Qualquer cargo no mercado de trabalho possui atribuições específicas e a descrição do perfil esperado para a função. Para se situar como secretário de saúde e iniciar a gestão com o pé direito, estar a par do que é esperado da sua atuação é atitude primordial para os primeiros dias. O gerenciamento de crises, a identificação de soluções para possíveis problemas, uma gestão eficiente de pessoas (culminando em um bom relacionamento com a equipe), o planejamento de ações e o conhecimento básico acerca das necessidades da população a qual irá servir são alguns preceitos básicos da sua função enquanto secretário.

Assim, procure alinhar-se com as responsabilidades do cargo para corresponder – e mesmo superar – as expectativas. Um cargo público, mais que qualquer outro, exige este comprometimento para ser executado com ética e competência.

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Atente-se ao novo ambiente de trabalho: observação é fundamental

Uma estratégia extremamente benéfica para o período de adaptação ao novo cargo é promover uma observação atenta do ambiente de trabalho, com o intuito de compreender a importância e as funções de cada setor e assimilar a cultura profissional estabelecida. Ainda que você realize uma pesquisa prévia em relação ao local, suas peculiaridades e seus funcionários (e esta é uma atitude muito recomendável), nada substitui o poder de uma observação minuciosa. Antes de integrar o sistema como gestor, procure entender os valores, a atmosfera, o ritmo e a rotina de trabalho do profissionais que compõem o time há mais tempo. Cada secretaria de saúde municipal (ainda que possua um direcionamento padronizado no que diz respeito às missões e objetivos de serviço público) possui suas especificidades – o que também se altera com as características de cada comunidade envolvida. A confiança a qual nos referimos no primeiro tópico é primordial, mas humildade para observar e aprender com as circunstâncias do novo ambiente é igualmente necessária – principalmente em um primeiro momento.

Para começar bem como gestor do SUS, é necessário foco nas atribuições do cargo, confiança para fazer jus à nomeação e sensibilidade para captar informações do ambiente de trabalho. Além de gerir recursos financeiros, delegar tarefas e tratar com organizações e autoridades públicas, é necessário um processo de aprendizado para lidar com aquilo que há de mais importante – o serviço à população.

Gostou das nossas orientações? Se tiver mais dicas importantes para os primeiros momentos como secretário recém-empossado, não deixe de comentar!

 

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.