Guia do Secretário de Saúde: 5 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

Guia do Secretário de Saúde: 5 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe

Você, mais que ninguém, certamente sabe: assumir o cargo de Secretário de Saúde pode ser um dos maiores desafios da carreira de um profissional. Além da responsabilidade de gerir todo o serviço público de saúde do município, também é preciso lidar com uma equipe complexa e que precisa estar em total sintonia. Para driblar os problemas, como a falta de estrutura e orçamentos difíceis de fechar, a produtividade dos funcionários deve estar a todo vapor.

Neste cenário, além de uma boa gestão de pessoas, é preciso contar com algumas estratégias extras para manter a equipe motivada e funcionando em todo o seu potencial. Acompanhe as 5 dicas importantes que compilamos para otimizar a produtividade do seu time ao máximo!

Benefícios da Informatização? O Gestor Informatizado! Convença sua equipe? Como Licitar.

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

 

Defina metas

Com tantos problemas para serem resolvidos, decidir o que é prioridade e traçar metas bem objetivas pode ser um bom começo para deixar a casa em ordem. As metas podem ser fixadas para cada período estabelecido – como um trimestre ou bimestre – e divididas em trabalhos menores e mais direcionados. Desta forma, eles podem ser melhor atribuídos e gerenciados pelo Secretário.

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Esclareça as metas, expectativas e responsabilidades

Depois de traçar as metas da secretaria, comunique-as para toda a equipe e garanta que todos saibam quais as expectativas e responsabilidades de cada um dentro daquele cenário. Quando estão bem informados, por dentro da visão estratégica de cada projeto e conscientes do seu papel, os funcionários tendem a se sentir mais motivados e envolvidos nos objetivos gerais da secretaria.

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Seja objetivo e simplifique o trabalho

Uma das grandes responsabilidades de qualquer gestor de sucesso é garantir que o fluxo de trabalho da sua equipe seja agilizado e as tarefas desnecessárias sejam eliminadas. Portanto, avalie as tarefas (especialmente as burocráticas, como relatórios excessivos) que sua equipe é obrigada a realizar e identifique quais podem ser excluídas. Esta ação torna o trabalho mais rápido, elimina despesas e dá um novo ânimo para os funcionários.

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Torne as reuniões úteis e produtivas

Reuniões são momentos necessários e cruciais em qualquer organização – e na secretaria de saúde não será diferente. Mas acredite: identificar a real necessidade de cada reunião, eliminando aquelas que não agregam nenhum valor ao resultado final do projeto, pode aumentar a produtividade da equipe e reduzir a perda de tempo. Reuniões semanais, quinzenais e mensais podem dar conta do recado, sem atrapalhar a agenda da equipe.

Durante os encontros, evite as distrações, seja objetivo, garanta que todos estejam preparados, dispostos a avançar uma etapa e abertos para ouvir sugestões e compartilhar propostas que, de fato, tragam algo de positivo para cada projeto.

E-Book – 3 sinais de que a Saúde do seu Município vai mal [e pode piorar]!

Atenção aos feedbacks

Saber ouvir e ressaltar os aspectos positivos e negativos de cada membro da equipe é fundamental para manter todos motivados. Mas cuidado para que este retorno não seja feito somente após a conclusão de cada projeto. Acompanhar em tempo real o trabalho e o desempenho de cada funcionário pode aumentar a produtividade, corrigir problemas a tempo, aumentar a disposição e confiança de cada um e ainda te ajudar a ter um controle maior do andamento de todo o processo.

Tome nota das nossas dicas: desta forma ficará mais fácil estimular a equipe, gerir os projetos e garantir que vocês conseguirão vencer todos os desafios que uma secretaria de saúde municipal enfrenta no dia a dia de trabalho. Para auxiliar mais Gestores do SUS a melhorarem a produtividade de suas equipes, compartilhe nosso conteúdo e não se esqueça de compartilhar suas experiências conosco!

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.