Como informatizar o SUS em até 30 dias? [Parte I]

Como informatizar o SUS em até 30 dias? [Parte I]

O sonho de todo gestor de saúde que assume uma Secretaria de Saúde é Informatizar o SUS, adquirir e implantar o Prontuário Eletrônico. Esse é um desejo antigo mas que poucos conseguem tornar em realidade em mudança. Nessa série de artigos, mostraremos que é possível transformá-lo em realidade, da forma mais simples possível, em até 30 dias.

  1. Por quê devo informatizar? Quais os Benefícios? [Você está aqui]
  2. Prontuário eletrônico e SUS: O dia-a-dia do Gestor Informatizado!
  3. Gestão de Mudança – Como convencer sua equipe das vantagens de informatizar?
  4. Licitação de Prontuário eletrônico? Como Adquirir?
  5. Casos de Sucesso! Só falta a sua cidade.

 

Por quê devo informatizar? Quais os Benefícios?

O Departamento de Atenção Básica do SUS tem utilizado diversas estratégias para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional e essas ações estão alinhadas com a proposta de informatização do SUS. E essa estratégia passa pelo processo de informatização qualificada em busca de um SUS eletrônico.

 

Dessa forma, ao Informatizar o SUS você fará com que seu município esteja alinhado com as políticas do Ministério da Saúde e estará à frente dos demais em organização e ainda poderá receber verbas para informatizar a sua Secretaria de Saúde.

 

Listamos 10 motivos principais para você Informatizar o SUS da sua cidade, confira.

 

1 – Porque você precisa transformar dados em informações!

Se você é Gestor e preocupado em melhorar a saúde da sua população, você precisa de informações para tomar suas decisões.

Como informatizar o SUS

Como informatizar o SUS

Sem a Informatização do SUS:

Sem a informatização, você não tem as informação para tomar as melhores decisões. Como o prontuário no papel, os dados ficam arquivados, quase sempre de forma ilegível, sem qualquer chance de serem analisados.

Assim, você não sabe quantos pacientes são atendidos no mês; não sabe qual UBS atende mais (ou menos) pacientes; não sabe se quais médicos e profissionais atendem mais pacientes nem aqueles que atendem menos…

 

Com a Informatização do SUS:

Com a Informatização do SUS, o Gestor terá dados reais de atendimento atualizados diariamente na tela do seu computador e poderá dispor de todas as informações e questionamentos apresentados acima.

 

O Gestor saberá: o número de atendimentos por UBS, o tempo de espera dos pacientes na recepção, quais médicos atendem mais ou menos pacientes e todas as informações estatísticas da sua cidade – tudo isso, na tela do seu computador.

 

Ao Informatizar o SUS o Gestor será capaz de transformar DADOS BRUTOS em INFORMAÇÕES relevantes que ajudarão a gerenciar a Saúde do Município.

 

2 – Para integrar os atendimentos de todos as UBS’s!

Você precisa que o médico de uma UBS possa acessar o prontuário de um paciente que foi atendido em outra unidade de Saúde.

 

integrarSem a Informatização do SUS:

Sem a Informatização do SUS, o prontuário de um paciente fica, praticamente, FIXO e ARQUIVADO nos arquivos daquela UBS e não acompanha o paciente quando ele precisa ser atendido em outra unidade de saúde.

Dessa forma, a equipe que o atende não consegue avaliá-lo corretamente, não aproveitará os exames que ele já fez e solicitará novos exames, prescreverá medicações que tem reações adversas entre si. Enfim, os custos da assistência ao paciente ficam mais elevados.

 

Imagine um paciente que precisa de atendimento em um Pronto Socorro, de madrugada. Como o Médico Socorrista conseguirá saber os medicamentos que esse paciente utiliza ou quais doenças que ele tem/faz tratamento? O paciente fica muito prejudicado!

 

Com a Informatização do SUS:

Com a Informatização do SUS, não importa o local, bairro (ou até mesmo cidade) em que o paciente foi atendido, o prontuário estará disponível para todos os profissionais que utilizam o sistema de Prontuário Eletrônico.

 

Com a Informatização do SUS, o Prontuário do Paciente ficam acessíveis para todos os médicos, independente da UBS e do bairro (ou até mesmo da cidade) em que foi atendido.

 

3 – Para melhorar a satisfação dos seus profissionais e pacientes!

Muitos profissionais reclamam do atendimento no SUS e das péssimas condições de trabalho encontradas em alguns municípios. Mas já é fato comprovado que UBS que são informatizadas trazem uma satisfação a mais do profissional que sente que o seu trabalho fui mais fácil.

 

felizSem a Informatização do SUS:

Sem a Informatização do SUS, as lestras são ilegíveis e os próprios médicos não entendem as letras dos colegas, as prescrições são manuscritas e difíceis de ler; os pacientes tem dificuldade em entender a receita, dentre outras situações constrangedoras.

 

Com a Informatização do SUS:

Com a Informatização do SUS, as prescrições são informatizadas, os dados são acessíveis e os pacientes ficam satisfeitos por poderem ler adequadamente a receita do médico. Já foi comprovado que a satisfação dos profissionais de saúde que atuam no município é muito maior.

 

Com o Prontuário do Paciente os prontuários são legíveis, as prescrições são fáceis de ler e a satisfação de médicos e pacientes é muito maior.

 

4 – Para ter dados estatísticos em tempo real, no seu escritório!

Quando um Secretário de Saúde assume o cargo, normalmente ele sabe muito pouco sobre as DOENÇAS que atingem o seu município – estou falando de doenças mesmo, ele não sabe quantos pacientes com Hipertensão arterial ele tem ou quantos com Insuficiência Cardíaca ele tem que cuidar. A regra é que o Secretário de Saúde e sua equipe tenham uma ação meramente administrativa e não tenham nenhuma noção clínica sobre as doenças dos seus cidadãos.

 

sus-prontuarioSem a Informatização do SUS:

Sem a Informatização do SUS, é impossível para um Gestou e até mesmo para uma Enfermeiro Gerente de uma UBS saber quantos pacientes com Diabetes passaram por lá, nem quantos pacientes tem doenças como varizes de membros inferiores ou quantos são Tabagistas. Com o prontuário no papel, é impossível alcançar essas informações) e, portanto, não há como tomar decisões em saúde.

Você, Gestor, já se tentou descobrir quantos pacientes que tiveram Infarto do Miocárdio fazem acompanhamento na sua UBS? Não sabe? É hora de se preocupar com estas questões.

 

Com a Informatização do SUS:

Já com a a Informatização do SUS, o Gestor Local da UBS saberá (na tela do seu computador) quais as principais doenças e patologias que são atendidas pelos médicos e pelos enfermeiros. Com o maior sigilo possível, os dados são filtrados do prontuário do paciente que foi atendido e o Gestor poderá saber o número exato de Hipertensos (e de qualquer doenaç com CID) que foram atendidos naquela UBS.

 

Assim, as ações de saúde podem ser direcionadas para determinadas patologias. Imagine você descobrir que 20% dos pacientes da UBS Vila Cinza são Tabagistas – Você pode agira ativamente com ações preventivas visando reduzir esse quadro tão dramático.

 

Com o Prontuário eletrônico o Gestor saberá quais doenças são mais prevalentes no município, por bairro e por UBS – diretamente na tela do seu computador.

 

5 – Para aumentar o faturamento do seu município!

Gestor que é Gestou se preocupa com Faturamento, é óbvio. E você precisa saber qual é a produção dos seus funcionários (médicos e enfermeiros). É conhecido por todos que o SUS e a Atenção Básica oferece um recurso Fixo e um Recurso Variável para seus municípios, conhecido como PAB FIXO e PAB VARIÁVEL e é fundamental que o Gestor acompanhe a chegada desses valores e saiba exatamente o que pode ser feito para aumentá-los.

 

Como informatizar o SUS

Como informatizar o SUS

Sem a Informatização do SUS:

Sem a Informatização do SUS, o Gestor não tem a mínima noção da quantidade de faturamento de cada UBS e pior, ele não saberá nem acmpanhará a UBS que está tendo uma redução dos seus atendimentos.

Com os registros em papel, os profissionais não registram os procedimentos na ficha de BPA (produção ambulatorial) e deixam de lançar procedimentos que farão uma enorme diferença no total de procedimentos atendidos.

 

Com a Informatização do SUS:

Com a a Informatização do SUS, o Gestor Local da UBS terá a informação diária de quantos pacientes estão sendo atendidos e qual UBS está reduzindo ou aumentando os seus atendimentos e permitindo lançamentos múltiplos durante o atendimento ao paciente, podendo tomar medidas para evitar redução de repasses municipais.

 

Com o Prontuário eletrônico, o Gestor acompanhará cada UBS diretamente da tela do seu computador detectando redução no atendimento de qualquer UBS e podendo, assim, tomar medidas para evitar perda de repasses.

 

6 – Para Economizar com Funcionários!

O SUS é, sim, muito burocrático e exige que muitos funcionários exerçam tarefas de caráter repetitivo – como o registro da Produção Ambulatorial. E isso pode ser modificado com a Informatização – principalmente em se falando do registro da Produção Ambulatorial.

 

Como informatizar o SUS

Como informatizar o SUS

Sem a Informatização do SUS:

Sem a Informatização do SUS, há dois ou três funcionários (R$ 1 Salário mínimo vezes 3) que diariamente fazem a digitação de toda a produção dos profissionais da secretaria de Saúde. Esse faturamento não pode ter atraso sob risco de perda de recursos para o município.

 

Com a Informatização do SUS:

Com a Informatização do SUS, o sistema de Prontuário Eletrônico já entregará a Produção Ambulatorial pronta para ser exportada para o SIA-SUS, sem qualquer necessidade de digitação por parte dos TRÊS funcionários, pois ela já será registrada diariamente, à medida que os pacientes vão sendo atendidos em cada uma das UBS’s.

 

Dessa forma, o Gestor poderá utilizar os três recursos humanos em outras áreas da secretaria de saúde. Em dias de responsabilidade fiscal e dificuldade de contratara novos funcionários, a realocação desses funcionários trará grandes benefícios para sua Gestão.

 

Com o Prontuário eletrônico, o Gestor economiza recursos com funcionários, pois a informatização executa tarefas que antes precisavam ser digitadas por 2 ou 3 funcionários.

 

7 – Para Receber Recursos do PMAQ!

Como é do conhecimento de todos, o PMAQ é um programa que tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

E o PMAQ exige o acompanhamento de indicadores específicos mensalmente que trazem muito transtorno aos seus funcionários.

 

Sem a Informatização do SUS:

Sem a Informatização, cada um desses 40 gráficos é feito de forma manual e exige um tempo enorme para serem confeccionados. Um trabalho árduo, que pode ser executado facilmente com a informatização.

 

Com a Informatização do SUS:

Como disse, a informatização permite que praticamente todos os indicadores do PMAQ estejam disponíveis para os gestores na tela do seu computador, em tempo real, online e disponiveis para serem analisados por todos os funcionários envolvidos com a Gestão do PMAQ.

E como todo Gestor sabe, indicadores do PMAQ ativos, significa mais recursos para os municípios.

 

Com o Prontuário eletrônico, quase 40 gráficos e indicadores do PMAQ tornam-se disponíveis para os funcionários, cumprindo metas do PMAQ e gerando mais recursos ao município.

 

8 – Para Integrar o Prontuário com a Farmácia!

Quando um médico prescreve uma medicação, a mesma já deveria ser direcionada para a Farmácia, para ser dispensada pelo Farmacêutico – essa situaçã ideal está presente quando a cidade tem um prontuário eletrônico.

Sem a Informatização do SUS:

Sem a informatização do SUS, o Gestor não tem conhecimento efetivo do que os médicos prescrevem aos seus pacientes e não conseguem descobrir as reais necessidades de medicamentos do município, pois grande parte das informações ficam perdidas, sem cadastramento.

 

Com a Informatização do SUS:

Com a informatização, cada prescrição de medicamento é catalogada e registrada em um sistema de BI (bussiness intelligence) que oferece uma análise perfeita das medicações que foram prescritas aos pacientes.

 

Com a informatização da prescrição, o gestor saberá quais sãos os medicamentos mais prescritos pelos médicos e poderá organizar suas compras baseado em dados reais. 

 

9 – Para Gerenciar a Central de Marcação de Consultas!

Se você é Gestor do SUS, eu lhe convido a fazer uma visita na sua CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS para ver a quantidade de solicitações avulsas “escondidas” em caixas de papelão esperando por um agendamento. Não há nenhum controle sobre essas solicitações e nenhum sistema organizado que facilite o agendamento.

 

Sem a Informatização do SUS:

Sem a informatização da Central de Marcação, o controle é Nenhum! Caixas e mais caixas de papelão armazenam solicitações de exames e encaminhamentos aos especialistas o o processo de agendamento é muito ineficiente.

 

Com a Informatização do SUS:

Com a informatização da Central de Marcação, o gerente da Central de Marcação poderá ter informações estatísticas de todos as solicitações feitas, conhecerá a especialidade do médico solicitante, o médico de destino, o tempo de espera por um agendamento, a quantidade exata de encaminhamentos para cada uma das especialidades. Enfim, um controle total baseado nos tetos físicos e orçamentários do SUS e descritos na FPO (Ficha de Programação Orçamentária).

 

Com a informatização da Central de Marcação, há total controle dos Tetos físicos e orçamentários da Central de Marcação, com Estatísticas reais e específicas sobre as especialidades mais solicitadas em seu município. 

 

10 – Para alcançar um novo nível de cuidado no SUS!

Como informatizar o SUS

Como informatizar o SUS

Como disse no início desse artigo, todo Gestor do SUS deseja informatizar o seu município e muitos que ocuparam o cargo antes de você também tentaram, sem êxito.

 

Entretanto, com as facilidades para a Informatização, cidades como Buritis, MG (22 mil habitantes) conseguiu informatizar todos as UBS e já contam com os benefícios de terem optado por avançar no SUS.

 

Você também pode dar um passo além e organizar a saúde do seu município com a implantação do Prontuário Eletrônico e notará o quanto a gestão do seu governo irá melhorar.

 

E então, esqueci de algum benefício?

As vantagens da informatização do SUS são muitas e listar todas elas é uma tarefa difícil e passível de esquecimento. Se você concorda com esta lista, deixe o seu comentário, caso veja que esqueci algum benefício, fique à vontade para deixar o seu comentário. Até mais.

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
  • Francisca Elma Oliveira

    Não tenho UBS. Atendo em residencias ,escolas e etc.

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.