Marketing Médico: 3 razões para anotar o Celular do paciente!

Marketing Médico: 3 razões para anotar o Celular do paciente!

Doutor, se você não sabe ainda, mas é melhor dar extrema importância, pois logo de entrada,na recepção de sua Clínica, a simples ação de suas Secretárias anotarem o celular do paciente durante a criação de cadastros, irá trazer e preservar um público cada vez maior de pacientes – Estamos falando do famoso Marketing!

Entretanto, talvez não seja do conhecimento de muitos médicos, mas o Marketing está diretamente ligado a nossa profissão. Existe uma concorrência feroz no mercado de trabalho entre qualquer tipo de profissional e por isso, não é novidade que você está disputando a todo tempo pacientes com seus outros colegas da mesma área de atuação médica.

É aí que o Markenting entra em jogo, pois para ter progresso como médico é necessário, o quanto antes,criar para a sua Clínica um plano (estratégia) de relacionamento mais pessoal com todos os seus pacientes, e já lhe adianto, é uma ação simples para sua Clínica, mas que irá lhe proporcionar um grande benefício – a preservação e aumento do numero de pacientes.

E dando continuidade ao raciocínio, um relacionamento mais pessoal e conquistador com o paciente (um verdadeiro Marketing Médico) só é possível quando você se diferencia dos demais, marcando presença na vida do paciente fora do Consultório.

Agora, veja como fortalecer o vínculo com os seus pacientes através das mensagens via SMS, é simples, e eu quero lhe mostrar como!

Mensagens SMS’s –  O MarKeting Médico!

Cativar os nossos pacientes e nos relacionarmos com eles de forma mais humana é um passo a passo, que deve contar sempre com o auxílio das Mensagens SMS’s.

Dessa forma, vamos seguir aqui três caminhos de conquista, às 3 razões para se anotar o Celular do paciente! E lembrando, você verá principalmente como o Prontuário Eletrônico se relaciona de forma automática e atenciosa com os seus pacientes.

# Razão 1 – Eu vou lembrar das Datas Especiais:

Faz uma diferença tremenda, quando sua Clínica envia torpedos para todos os seus pacientes em datas especiais, não esquecendo jamais dos Aniversários. Lembre-se, as pessoas gostam de serem lembradas e a cortesia, da sua parte, ao desejar felicidades em datas importantes é um diferencial e, ao mesmo tempo, uma estratégia de Marketing de peso. 

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Tela do Sistema MeuProntuário - Envio automático de SMS (CRM).

Tela do Sistema MeuProntuário – Envio automático de SMS (CRM).

# Razão 2 – Eu irei relembrá-los do compromisso nas Consultas (Data e horário do agendamento):

Também é possível ir muito mais além através das Mensagens via SMS, informando de forma ativa, educada e moderada, paciente por paciente, do horário e data do seu agendamento, pois acontece de muitos se esquecerem de comparecer nas consultas.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Tela do Sistema MeuProntuário - Envio automático de SMS (CRM).

Tela do Sistema MeuProntuário – Envio automático de SMS (CRM).

# Razão 3 – Eu irei alertá-los, cuidar + deles!

A propósito, outra questão de grande importância também deve ser levantada, pois devemos ainda enviar torpedos especiais para pacientes com patologias especificas que precisam ser alertados da necessidade de fazer determinados exames e procedimentos.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Tela do Sistema MeuProntuário - Envio automático de SMS (CRM).

Tela do Sistema MeuProntuário – Envio automático de SMS (CRM).

Foram listadas aqui três (3) importantíssimas regras para a construção de um perfeito Marketing como Médico.

Estamos falando de uma ação natural, pois quando seu Consultório lembra-se do paciente em datas importantes, os relembrado comparecimento nas consultas, e, ao mesmo tempo,os aconselha ou alerta (de acordo com a doença) da necessidade de realizar determinados exames e procedimentos, você está se destacando dos outros concorrentes médicos e conquistando um publico cada vez maior de pacientes com sua maneira de se relacionar.

Mas o ponto chave, a pergunta que não quer calar deve ser feita:

Como construir um excelente Marketing Médico através do envio de mensagens SMS’s, tanto de caráter comunicativo (Alerta de Consultas), Conselho (Informando a Necessidade de fazer algum exame/procedimento) como Atencioso (Aniversário, Natal, Ano Novo…)?

Veja que tudo está no alcance de suas mãos e continue lendo e se surpreenda!

Quero conquistar pacientes + e +!

É aí, que novamente a informatização entra em jogo! Talvez você não soubesse antes, mas o Prontuário Médico, apenas o Eletrônico, cria um constante relacionamento de Marketing com seus pacientes através de mensagensSMS’s.

Antes de tudo, para que você tenha uma visão bem clara, vamos exemplificar dois casos:

Marketing Médico: Prontuário de Papel!

Fazendo uso de Prontuários de Papel, não será possível enviar para todos os seus pacientes mensagens SMS’s de datas especiais, alertando a chegada das consultas ou até mesmo aquele torpedo de caráter específico para pacientes com patologias especificas.

Acontece que suas Secretárias irão ter um trabalho praticamente impossível e extremamente demorado para tentar enviar essas mensagens de Marketing Médico. Estamos falando de uma verdadeira vasculha em todos os prontuários de papel dos seus pacientes, buscando nome e data de nascimento, quando se desejar, por exemplo, enviar uma mensagem de Feliz Aniversário.

Logo, com o intuito de também enviar mensagens SMS’s, mas para relembrar a data e horário das consultas, agora, haveria outra vasculha demorada e extremamente trabalhosa na deficiente agenda de papel.

E relembrando, como você mesmo tem acompanhado nos outros artigos, ficou claro que os prontuários e agendas de papel possuem uma pesquisa manual de dados bastante “precária”, além de cadastros de pacientes geralmente incompletos e confusos.

É claro, como nós médicos, quem lida com dados de grande importância e precisa de informações facilmente no alcance das mãos, não pode de maneira alguma confiar no papel.

Portanto, se você desejar construir um produtivo relacionamento de Marketing com seus pacientes, pode esquecer e anular o Prontuário de Papel do seu Consultório.

Marketing Médico: Prontuário Eletrônico!

Agora, por outro lado, a diferença é bem superior quando se utiliza prontuários eletrônicos para criar relacionamento de Marketing com seus pacientes por meio de mensagens SMS’s.

Significa dizer que de uma maneira automática, os Prontuários Eletrônicos se relacionam, para você, com seus pacientes.

Logicamente a possibilidade de acessar qualquer informação no prontuário eletrônico em curtíssimo tempo é notável, mas o trabalho de selecionar os pacientes que irão receber mensagens SMS’s de Markenting Médico é feito exclusivamente pelo Prontuário Eletrônico, sem tomar nenhum tempo sequer de sua Secretária.

Então, em mais algum de vários outros quesitos, ficou que os Prontuários Eletrônicos são bem mais superiores que os de papel.

Se você deseja construir um verdadeiro Marketing Médico, conquistar para sempre o apego dos seus clientes (pacientes), é indispensável fazer uso de um prontuário eletrônico que se lembre e trate com carinho todos os seus pacientes.

Na minha experiência como médico, eu mesmo posso dizer o quanto surte efeito e transformar o relacionamento com o paciente bem mais interativo o envio das mensagens via SMS. Muitas dos meus pacientes ligam frequentemente para a minha Clínica e agradecem o carinho que estão recebendo.

E então, o quê achou?

Enriqueça este post com os seus comentários. Sua opinião é muito importante para nós!

Espero que você tenha gostado e visto valia em usar o Prontuário Eletrônico + SMS’s como estratégia de Markenting Médico. Estamos a sua disposição e qualquer dúvida, por favor, não exite em falar conosco.

Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.