O PMAQ cobra: Organize Visitas Domiciliares!

O PMAQ cobra: Organize Visitas Domiciliares!

Para que ocorram as visitas domiciliares, as equipes de saúde devem primeiramente conhecer seus pacientes, o cadastro e a situação clínica para sermos mais exatos.

Se a equipe deseja, por exemplo, visitar as gestantes atendidas com determinado procedimento médico pelo Posto, ela deve ter acesso a todas as gestantes atendidas (cadastrados) com o procedimento médico desejado, para que se possa localizar endereços e estabelecer metas de atendimento.

Antes de tudo, devemos nos conscientizar que localizar pacientes para a realização de visitas domiciliares é um trabalho árduo e praticamente impossível, quando se procura, no papel, registros de cadastramento de uma grande demanda de pacientes. Os profissionais se “perdem”, não conseguindo incluir, da maneira correta, os pacientes que serão visitados.

Muitas vezes, as equipes de saúde não organizam visitas domiciliares por não estarem localizando (em meio a amontoados de papel) o cadastro e a situação clínica dos seus pacientes.

No entanto, a tecnologia avançou como um todo, inclusive na área da saúde, as informações chegam as nossas mãos apenas com alguns cliques.

É possível, através de alguns sistemas informatizados (prontuário eletrônico + agenda informatizada), emitir relatórios informando todos os pacientes diagnósticados com determinada doença ou procedimento médico realizado. Um exemplo dessa inovação é o CRM, uma ferramenta exclusiva do sistema MeuProntuário.Net, que emite relatórios de procedimentos médicos por várias categorias, selecionando qualquer doença classificada como cuidado continuado.

Na imagem simulação abaixo, temos a geração das gestantes atendidas por determinado médico que fizeram teste rápido para Sífilis entre 16/04/2015 e 17/04/2015:

CRM

A partir desses relatórios (CRM), é possível que sua equipe de saúde tenha acesso ao cadastro e situação clínica de todos os pacientes atendidos pelo Posto de Saúde, qualquer que seja o tipo de doença ou procedimento médico realizado. Basta apenas escolher!

Dessa forma, as agendas das equipes de saúde conseguiram se organizar devidamente  para a realização das visitas domiciliares.

Saber localizar, por procedimento médico ou doença, os pacientes atendidos pelo Posto de Saúde é essencial, no entanto, e quando esses pacientes não buscaram atendimento? Não deixe de ler a nossa próxima dica, queremos mostrar à você, como buscar efetivamente os pacientes do seu município para realização de ações em saúde, cobradas pelo PMAQ.

 

Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!