O PMAQ cobra: Trabalhe em grupo através da agenda!

O PMAQ cobra: Trabalhe em grupo através da agenda!

O PMAQ deseja que toda equipe de saúde se organize em conjunto, a partir da agenda, para executar atividades e marcar consultas.

Dessa forma, é necessário que todos os integrantes da equipe de saúde façam uso  de uma “única” agenda para melhorar ainda mais o trabalho em grupo e espírito coletivo.

No entanto, as agendas de papel têm pouco espaço disponível para marcar (incluir), de maneira organizada, todas as consultas da equipe de saúde. Acaba sendo necessário uma agenda de papel para cada médico e até mesmo enfermeiro.

E lembre-se, é extremamente precário os métodos disponíveis para fazer alterações e atualizar diariamente as agendas de papel, as ferramentas necessárias se resumem em rasuras e apagadores.

Qualquer alteração ou mudança feita na agenda de  papel é de conhecimento restritivo pela dificuldade do papel em propagar informações. Tudo deve ser folheado e consultado pessoalmente, e os médicos acabam não sabendo como anda o agendamento da equipe de saúde.

“Essa informação será melhor explicada na nossa próxima dica [Compartilhamento de Informações], então, é indispensável a continuação da leitura”.

Portanto, através das agendas de papel, as atividades estão longe de serem pactuadas de maneira coletiva. Sendo assim, o trabalho em grupo que o PMAQ cobra evidentemente não está existindo.

Mas por outro lado, fazendo uso de sistemas informatizados é possível que exista apenas uma “única” agenda de acesso para toda equipe de saúde, bastando apenas selecionar o nome do profissional médico desejado na hora de marcar um agendamento!

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Agenda Unificada 2

Agenda Unificada

Observação: Nas duas imagens demonstrativas (simulações), os campos circulados em vermelho indicam dois profissionais médicos da mesma equipe de saúde usando a mesma agenda no Posto de Saúde.

Mas de início é importante deixarmos bem claro: “Para que a agenda das equipes de saúde consiga alcançar e cumprir as atividades cobradas pelo PMAQ, deve-se haver uma conciliação entre a agenda e prontuário do paciente, ambos devem trabalhar em conjunto”.

Por isso, não deixe de ler as nossas próximas dicas! Queremos provar a você como as agendas e prontuários eletrônicos podem trabalhar juntos, permitindo que sua equipe execute os procedimentos requeridos pelo PMAQ. Atente-se a leitura! Veja como as agendas e prontuários de papel estão impedindo que sua equipe de saúde execute os procedimentos cobrados pelo PMAQ e não perca a nossa próxima dica.

 

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.