PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica

O quatro bloco de Indicadores é o PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Nesse grupo, há 6 indicadores de saúde que devem ser analisados com cuidado pela Equipe de Saúde para prestar um serviço cada vez melhor para a população de Diabéticos e Hipertensos. Confira como o seu município deve analisar cada um desses gráficos e indicadores.

PMAQ – Tudo Sobre PMAQ – Seus Indicadores PMAQ – Como Implantar PMAQ – Em sua Cidade 

 

Como Ler Essa Série de Artigos:

Nesta série de Artigos, você verá como analisar o PMAQ de forma inteligente, utilizando Gráficos de Avaliação diretamente na tela do seu computador e verá como implantar todos esses Gráficos em sua cidade em até 7 dias. Clique em um dos links abaixo para conhecer cada um dos indicadores.

  1. O quê é o PMAQ – Guia Completo.
  2. O quê ganho com o PMAQ?
  3. Área: Saúde da Mulher
  4. Área: Saúde da Criança
  5. Área: Controle de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica [Você está aqui]
  6. Área: Saúde Bucal
  7. Área: Produção Geral
  8. Área: Vigilância – Tuberculose e Hanseníase
  9. Área: Saúde Mental
  10. Avaliando o PMAQ por Microárea – Separando o “Joio do Trigo”
  11. Indicadores do PMAQ – Como Implantar em 7 dias

 

3.1 PMAQ – Proporção de Diabéticos Cadastrados:

Conceito: este indicador expressa o percentual de diabéticos cadastrados dentre os diabéticos estimados para a população de 15 anos ou mais, residente em determinado local e período.

Apesar dos protocolos e estudos sobre as ações de controle do diabetes focalizarem a população com 18 anos ou mais, considerando a impossibilidade atual de desagregação das  faixas etárias do SIAB, no 1º ciclo de avaliação do PMAQ será considerada a faixa etária de 15  anos ou mais.

A importância do diagnóstico populacional para controle dessa doença se justifica amplamente, pois além da sua prevalência estar aumentando, o diabetes lidera como causa de cegueira, doença renal, amputação, além de expor a um aumento de mortalidade, principalmente por eventos cardiovasculares.

Para o cadastro são consideradas diabéticas as pessoas com essa doença referida pela família, mas cujo diagnóstico tenha sido estabelecido por um médico. Esta informação é de registro no momento da visita domiciliar (Ficha B – DIA) e está disponível no Cadastro da Família (Ficha A) do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB.

Função do Indicador no PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica: Avaliação de Desempenho

Periodicidade: Mensal

== GRÁFICO ==

 

3.2 Proporção de Hipertensos Cadastrados:

Conceito: este indicador expressa o percentual de hipertensos cadastrados dentre os hipertensos estimados para a população de 15 anos ou mais, residente em determinado local e período.

Apesar dos protocolos e estudos sobre as ações de controle da hipertensão focalizarem a população com 18 anos ou mais, considerando a impossibilidade atual de desagregação das faixas etárias do SIAB, no 1º ciclo de avaliação do PMAQ será considerada a faixa etária de 15 anos ou mais.

A importância do diagnóstico populacional para controle da hipertensão se baseia na sua alta prevalência e vários efeitos adversos à saúde, incluindo, entre outras, mortes prematuras, ataques cardíacos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.

Para o cadastro são consideradas hipertensas as pessoas com essa doença referida pela família, mas cujo diagnóstico tenha sido estabelecido por um médico. Esta informação é de registro no momento da visita domiciliar (Ficha B – HA) e está disponível no Cadastro da Família (Ficha A) do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB.

Segundo os resultados obtidos de uma base de dados “limpa” do SIAB, 63% dos hipertensos estimados estariam cadastrados nas equipes da Saúde da Família, variando de 39% (PA) a 79% (MG). Essas diferenças podem expressar tanto desigualdades de acesso ao diagnóstico como variações na exposição a fatores de risco.

Função do Indicador no PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica: Avaliação de Desempenho

Periodicidade: mensal

=== GRÁFICO ===

 

3.3 Média de Atendimento Por Diabético:

Conceito: número médio de atendimentos para a população diabética com 15 anos ou mais, residente em determinado local e período.
O atendimento dos portadores de diabetes nas unidades básicas de saúde é realizado por médicos e enfermeiros das equipes, cujo registro se dá na Ficha D – Ficha para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações, e é consolidado no relatório PMA2 – Relatório de
Produção e de Marcadores para Avaliação, do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB.

O número de diabéticos é levantado por meio das visitas domiciliares (Ficha B – DIA) e registrado como doença referida pela família no Cadastro (Ficha A) do SIAB.

Esse indicador permite avaliar a adequação do volume de atendimentos às necessidades potenciais da população diabética cadastrada, supondo que esses atendimentos fossem igualmente distribuídos para cada um dos diabéticos da área da equipe. Portanto, não se trata de
um indicador de acesso, mas sim da oferta de atendimentos para pessoas com diabetes.

Segundo os resultados obtidos da base de dados do SIAB, a produção registrada de atendimentos para diabéticos seria suficiente para uma média de 4,5 atendimentos por diabético cadastrado na Saúde da Família, variando de 3 (RS) a 6 (CE).

Segundo parâmetros de programação preconizados pelo Ministério da Saúde (Brasil, 2006), espera-se que pelo menos 65% dos diabéticos estimados sejam acompanhados pelas equipes de atenção básica.

Função do Indicador no PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica: Avaliação de Desempenho

Periodicidade: Mensal

 

=== GRÁFICO ===

 

3.4 Média de Atendimento por Hipertenso:

Conceito: número médio de atendimentos na população hipertensa com 15 anos ou mais, residente em determinado local e período.

O atendimento de hipertensos na unidade básica de saúde é realizado por médico e enfermeiro, cujo registro se dá na Ficha D – Ficha para Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações, e é consolidado no relatório PMA2 – Relatório de Produção e de Marcadores para
Avaliação, do Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB.

Os dados de cadastro são de registro no momento da visita domiciliar (Ficha B – HA) e estão disponíveis como doença referida pela família (Hipertensão arterial (HA) no Cadastro da Família (Ficha A) do SIAB.

Esse indicador permite avaliar a adequação do volume de atendimentos às necessidades potenciais da população hipertensa cadastrada,  supondo que esses atendimentos fossem igualmente distribuídos para cada um dos hipertensos da área da equipe. Portanto, não se trata
de um indicador de acesso, mas sim da oferta de atendimentos para pessoas com hipertensão.

Entre os fatores que podem influenciar a utilização das unidades básicas de saúde para o controle da hipertensão podemos citar: fatores socioeconômicos, condições de acesso (distância da UBS, horário de atendimento,…), cobertura de planos privados de saúde, confiança da população na equipe de saúde da unidade básica, entre outros.

Segundo os resultados obtidos da base de dados do SIAB, a produção registrada de atendimentos para hipertensos seria suficiente para uma média de 3,5 consultas por hipertenso cadastrado na Saúde da Família, variando de 2 (RS) a 5 (CE).

Segundo parâmetros de programação preconizados pelo Ministério da Saúde (Brasil, 2006) espera-se que pelo menos 80% dos hipertensos estimados sejam acompanhados pelas equipes de atenção básica.

Esse indicador subsidia a análise da assistência ao hipertenso, permitindo a avaliação de variações geográficas (micro áreas, áreas, etc) e temporais na oferta de atendimentos aos hipertensos que sugiram situações de desigualdade e tendências que demandem ações e
estudos específicos.

Função do Indicador no PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica: Avaliação de Desempenho

==== GRÁFICO ===

 

3.5 Proporção de Diabéticos acompanhados no domicílio:

Conceito: este indicador mede o percentual de diabéticos residentes que foram acompanhados por meio de visitas domiciliares dentre os cadastrados pela equipe, em determinado local e período. O cadastro e o acompanhamento mensal são realizados no momento da visita domiciliar.

São considerados diabéticos acompanhados aqueles que receberam pelo menos uma (01) visita domiciliar no mês de referência.
Esse indicador expressa a proporção da população diabética acompanhada por meio de visitas domiciliares regulares.

Avaliar as variações geográficas (micro áreas, áreas etc) e temporais do acompanhamento dos diabéticos cadastrados, identificando principais dificuldades para a realização das visitas domiciliares.

Dados de uma base limpa do SIAB apontam que, em 2010, 92% dos diabéticos cadastrados eram acompanhados pelos ACS, variando de 90% (S) e 98% (N).

Subsidiar o planejamento, gestão e avaliação das ações voltadas para a população adulta e para ações de controle da Diabetes Mellitus.

Função do Indicador no PMAQ – Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica: Avaliação de Desempenho

Periodicidade: Mensal

== GRÁFICO===

 

3.6 Proporção de Hipertensos acompanhados no domicílio:

Conceito: este indicador mede o percentual de hipertensos residentes na área da equipe que foram acompanhados por meio de visitas domiciliares dentre os cadastrados, em determinado local e período.

Os registros do cadastro e do acompanhamento mensal são realizados no momento da visita domiciliar. *São considerados hipertensos acompanhados aqueles que receberam pelo menos uma (01) visita domiciliar no mês de referência.

Este indicador expressa a proporção da população hipertensa acompanhada por meio de visitas domiciliares regulares. Também pode subsidiar o planejamento, gestão e avaliação das ações voltadas para a população adulta e para ações de controle da hipertensão arterial.

Dados extraídos de uma base limpa do SIAB apontam que, em 2010, 92% dos hipertensos cadastrados eram acompanhados pelos ACS, variando de 89% (S) a 97% (N).

Função do Indicador no PMAQ: Avaliação de Desempenho

Periodicidade: Mensal

==== GRÁFICO ===

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.