Prontuário eletrônico x prontuário no papel: qual é o melhor?

Prontuário eletrônico x prontuário no papel: qual é o melhor?

Os sistemas da informação têm aumentado (e muito) a eficiência de variados serviços. Eles entraram nos escritórios de contabilidade, bancos e até nos pequenos negócios. Podemos hoje manter computadores em um pequeno espaço, substituindo os grandes arquivos que enchiam as salas. Além disso, a digitalização dos dados tem outras vantagens, como maior mobilidade, rápida atualização e grande capacidade de armazenamento.

Sem dúvida nenhuma, a sistematização diminui o tempo gasto com processos burocráticos, além de aumentar a eficiência das atividades das empresas. Neste contexto, a medicina não ficou para trás. É cada vez mais comum o uso de sistemas eficientes informatizados que guardam prontuários e geram outros documentos médicos necessários. Quer saber o que cada tipo de prontuário tem a oferecer? Confira nosso post!

Tenha uma Recepção Eficiente. Tenha um Consultório Eficiente.

Recapitulando: a importância do prontuário

Só a título de recapitulação, antes de aprofundar a nossa discussão sobre os prontuários de papel e os prontuários eletrônicos, vamos rever a importância do prontuário. O prontuário é um documento indispensável para o atendimento dos pacientes. Ele contém dados pessoais de identificação,dados socioeconômicos e principalmente as informações de saúde. Apesar do fato de os sistemas informatizados serem mais eficientes, o prontuário escrito também tem sua utilidade. Vejamos a seguir algumas vantagens e desvantagens de ambas as modalidades de prontuários.

Prontuários eletrônicos

Vantagens

  • Agilidade – Possibilita o preenchimento rápido de documentos e arquivos burocráticos que originalmente tomariam muito mais tempo, como por exemplo: pedidos e resultados de exames, prescrições e históricos médicos.

  • Segurança dos dados – Com o controle de usuários e prioridades, o prontuário eletrônico oferece muito mais segurança no acesso.

  • Atualização em tempo real – O prontuário eletrônico oferece fácil atualização dos registros, incluindo pressão sanguínea, níveis de glicose, plaquetas, dentre outros. Além disso, viabiliza o monitoramento constante de como os pacientes reagem a certos parâmetros, como vacinas e outros tratamentos.

  • Portabilidade – Possibilidade de acessar os dados do prontuário a qualquer hora e em qualquer lugar. Como se não bastasse, os dados podem ser acessados simultaneamente por mais de uma pessoa.

Desvantagem

  • Investimentos em hardware, software e treinamento – Necessidade de conhecimento básico da tecnologia e treinamento dos profissionais que forem utilizá-la, mas nada que a prática não resolva.

Prontuários de papel

Vantagens

  • Pouco investimento em treinamento – São mais baratos a curto prazo, pela facilidade de manuseio e não necessidade de treinamento dos usuários.

  • Validade Jurídica – O uso prontuário de papel apresenta valor documental e pode ser utilizado como prova jurídica. Vale ressaltar, no entanto, que o prontuário eletrônico, ao contrário do que muitos possam pensar, possui características muito similares ao convencional no que diz respeito aos aspectos legais. Assim, é possível assiná-lo através de softwares cada vez mais avançados para garantir sua imutabilidade e autoria, assegurando juridicamente sua validade enquanto prova histórica e documento inalterado.

Desvantagens

Na era dos sistemas, fica claro que os prontuários eletrônicos são mais completos, uma vez que reduzem custos (eliminando ou reduzindo drasticamente a necessidade de compra e impressão de papel, que pode envolver despesas altíssimas) e aumentam a eficiência dos funcionários. Além disso, eles oferecem mais rapidez e dinâmica no processo de registro dos dados, enquanto diminuem o tempo do preenchimento de documentos. E aí? Gostou do nosso artigo? Compartilhe suas opiniões conosco!

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.