Lista de Exames – Agilidade ao Solicitar Exames Complementares!

Lista de Exames – Agilidade ao Solicitar Exames Complementares!

Seja para efetuar um diagnóstico ou para cumprir protocolos de avaliação rotineira em grupos de pacientes, os médicos lançam mão de exames complementares, uma das rotinas mais frequente no dia-a-dia do consultório médico. Nesse contexto, a rotina pode fazer com que o médico se esqueça de alguns exames importantes ou solicitem exames em excesso, sem protocolos. Veja como ser mais eficiente ao solicitar exames com uma Lista de Exames padronizada.

Os Exames da Minha Especialidade – Minha Rotina!

Todo médico, sem exceção, tem (em sua mente) uma lista de exames rotineiros que costuma solicitar para seus pacientes. É como se o médico tivesse grupos de pacientes em sua memória e solicite rotineiramente determinados exames para determinados grupos de pacientes – isso é fato!

Um cardiologista, tem sua lista de exames favoritos e o Ginecologista também tem a sua. E cada um com suas características e exames peculiares da sua especialidade.

Lista de Exames

Obviamente, eles são diferentes entre si, como você pode ver na foto, acima. O Ginecologista tem sua lista de exames focada em pacientes do sexo feminino, enquanto o cardiologista ou o Urologista tem seus pacientes específicos. Isso muda entre as especialidades.

 

Na minha Especialidade em Grupos de Pacientes!

O momento de solicitar exames também segue a uma rotina mental semelhante, e há diferenças nos exames solicitados dentro da mesma especialidade.

É como se o médico reunisse e formasse grupos de pacientes dentro de sua especialidade e da sua rotina de trabalho, ex:

Listas de Exames de um Ginecologista:

  • Pacientes para Pré-Natal
  • Pacientes para Pré-Natal – 1o. trimestre.
  • Pacientes para Pré-Natal – 2o. trimestre.
  • Pacientes para Pré-Natal – 3o. trimestre.
  • Pacientes para Rotina Geral.

Lista de Exames 3

Desta forma, para cada grupo de pacientes o Ginecologista irá solicitar determinados exames. No caso acima, o exame de Grupo Sanguíneo só será solicitado no grupo de Pacientes para Pré-Natal – 1o. trimestre e não estará presente na Lista de Exames dos 2o e 3o. trimestre da Gestação.

 

Listas de Exames de um Cardiologista:

  • Check-up Geral
  • Check-up Diabético.
  • Check-up Insuficiência Cardíaca.

Lista de Exames 2

Da mesma forma, e com o mesmo raciocínio, o Cardiologista tem sua lista mental de exames para um Check-up geral (pacientes para investigação de fatores de risco) e tem, também, sua lista mental de exames a serem solicitados para pacientes que tem Diabetes ou para Insuficiência Cardíaca.

Cada uma destas Lista de Exames são criadas de acordo com a vivência do profissional, mas também são guiadas por Protocolos clínicos orientados pelas Sociedades de Especialidades médicas.

 

Qual a Importância dessa Lista de Exames, na prática?

Há três situações e benefícios para o médico:

Para Não solicitar Menos Exames que o Necessário!

A principal importância da Lista de Exames de um profissional ou especialidade reside no fato de que o médico NÃO PODE deixar de solicitar alguns exames para alguns grupos de pacientes – pois há um protocolo de exames a serem solicitados que foram criados para um bom acompanhamento dos clientes.

 

Para Não solicitar Mais Exames que o Necessário!

Da mesma forma, a prática da medicina NÃO DEVE solicitar exames além daqueles orientados pela prática correta da medicina. Há também protocolos e lista de exames específicas que são criadas por:

  • Hospitais Gerais;
  • Por prefeituras e Secretarias de Saúde;
  • Por clínicas de especialidades;
  • Por acordos entre especialistas (Risco Cirúrgico, por exemplo);
  • Outras situações.

O dia-a-dia de um profissional médico é bastante corrido e a fila de pacientes costuma ser grande – Frente a esse excesso de trabalho, muitas vezes os médicos podem se esquecer de solicitar determinados exames para determinados grupos de pacientes.

 

Exemplo 1:

É extremamente comum que os médicos cardiologistas se esqueçam de solicitar exames de PSA para pacientes idosos, do sexo masculino.

  • Se o cardiologista tivesse o PSA em uma lista cujo nome fosse: “Check-up Idosos”, esse problema não aconteceria.

 

Exemplo 2:

É comum que os médicos clínicos se esqueçam de solicitar exames de Fundo de Olho ou de GlicoHemoglobina para pacientes Diabéticos.

  • Se o clínico tivesse uma lista de exames cujo nome fosse: “Check-up Diabéticos”, esse problema não aconteceria, pois o exame GlicoHemoglobina já estaria dentro desta lista.

 

Para Agilizar a Solicitação de Exames!

Com a utilização de uma Lista de Exames, o profissional agiliza o seu atendimento e consegue perder menos tempo com as burocracias e rotinas de um consultório.

Ao criar sua Lista de Exames, o médico/profissional PENSA uma vez e depois, deixa que a rotina e protocolos bem criados o auxiliem durante os próximos atendimentos. À medida que ajustes forem necessários, os médicos vão modificando a lista de exames.

 

Como a Lista de Exames por ajudar Secretarias de Saúde e SUS?

Nos dias de hoje, há Protocolos Clínicos de atendimento para uma série de Grupos de pacientes.

Uma secretaria de Saúde organizada pode criar (com reuniões entre os profissionais) Listas de Exames específicas para as situações Clínicas mais frequentes no dia-a-dia da secretaria de saúde.

Assim, todos os profissionais solicitariam os mesmos exames para os mesmos grupos de pacientes, evitando que os exames fossem solicitados A MENOS ou A MAIS do necessário e acordado entre as partes.

Essa prática promoveria economia, pois evitaria o excesso de exames (mais gastos) e uma quantidade reduzida de exames (melhor assistência aos doentes).

 

Como o MeuProntuário pode Ajudar com estas Listas de Exames?

O papel da Informática é o de auxiliar os médicos no momento da solicitação de exames – e pensando nisso, o sistema MeuProntuárioo criou a funcionalidade Lista de Exames – pois com ela, cada profissional pode criar sua PRÓPRIA LISTA DE EXAMES a serem solicitados, permitindo maior agilidade na solicitação de exames, sem que ele perca tempo nesta tarefa.

 

Como seria sua Prática Diária?

Imagine-se atendendo um paciente para um Check-up Cardiológico… 

Nesse caso, o Profissional tem 3 listas de Exames:

  • Check-Up.
  • Check-Up Diabético.
  • Check-Up Homem Idoso.

No primeiro passo:

O profissional escolhe um dos Ítens da lista de Exame. Nesse caso, Paciente para Check-Up.

Lista Exames - Atendendo

 

No Segundo Passo:

Após escolher uma das Listas de Exames, os exames e procedimentos são incluídos automaticamente na Lista de Exames Solicitados.

Lista Exames

 

No Terceiro Passo:

Basta solicitar a Impressão das Guias, e PRONTO… O médico não se esqueceu de nenhum exame da sua lista pré-configurada e já solicitou facilmente.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Como Criar sua Lista?

Qualquer médico pode criar sua Lista de Exames – basta pedir ajuda ao nosso suporte ou clicar aqui, para ter ver o tutorial.

E então, o quê achou?

Acha que a Lista de Exames e Procedimentos pode lhe ajudar no seu dia-a-dia? Gostaria de conhecer esta funcionalidade?

Entre em contato conosco.

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.