Agora você está sentado na cadeira mais importante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com uma grande responsabilidade pela frente e precisa se ambientar o mais rápido possível no cargo. Para isso, será importante você entender como essa empresa funciona – isso, uma EMPRESA, com Receitas (faturamento), Despesas (gastos), Departamento Pessoal (seus funcionários), etc. Confira os principais Departamentos que você passará a administrar.
Leia também:
Como Informatizar o SUS? O dia-a-dia do Gestor Informatizado. Guia Completo: Passo-a-Passo Prático
SUS – Uma Grande Loja de Departamentos.
Isso, vamos imaginar a SMS como uma grande Loja de Departamentos, que trabalham juntos para satisfazer às necessidades de saúde do cidadão (o cliente). Cada um desses departamentos é composto por rotinas e processos bem como uma equipe de Profissionais que farão com que esses processos funcionem. Mas quais são esses departamentos?
- Atenção Básica;
- Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar;
- Vigilância em Saúde;
- Assistência Farmacêutica;
- Gestão Administrativa e Financeira do SUS;
- Investimentos na Rede de Serviços de Saúde.
Para ajudar, vamos imaginar uma “Loja de Sapatos Pés Felizes” também dividida em departamentos:
- Calçados Masculinos;
- Calçados Femininos;
- Calçados Infantis;
A SMS funciona dessa mesma forma, em departamentos com rotinas, processos e pessoas diferentes. Veja abaixo, os departamentos que você irá administrar. É importante que você saiba quais são os departamentos e clique nos links contidos neles para se aprofundar.
[Infográfico] SUS – Seus Departamentos Organizacionais.
1 – Atenção Básica (Baixa Complexidade).
A porta de entrada do SUS, acessado livremente pelo cidadão através dos Postos de Saúde e, principalmente, pela Estratégia de Saúde da Famíla (ESF).
2 – Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.
Esse departamento oferece serviços mais complexos aos cidadãos e realizados por profissionais especializados e equipamentos mais complexos. Para entrar nesse departamento, os pacientes, necessariamente, precisam passar pela Atenção Básica (via encaminhamento)..
3 – Vigilância em Saúde.
A preocupação, aqui, é evitar que a população adoeça e vigiar o surgimento de outras doenças e condições que possam afetar a população. Nesse departamento, há agrupamento das ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e de vigilância sanitária. Há dois componentes:
- Componente da Vigilância e Promoção da Saúde;
- Componente da Vigilância Sanitária.
4 – Assistência Farmacêutica.
O bloco de financiamento da Assistência Farmacêutica é constituído por três componentes:
- Componente Básico da Assistência Farmacêutica;
- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica;
- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
5 – Gestão do SUS.
O bloco de financiamento para a Gestão do SUS é constituído de dois componentes:
- Componente para a Qualificação da Gestão do SUS;
- Componente para a Implantação de Ações e Serviços de Saúde.
6 – Rede de Serviços.
Esse é o mais recente de todos e foi criado e é eventual, mediante a apresentação de um projeto próprio encaminhado pelo município ou estado para a realização de despesas de capital.
E então, gostou dessa introdução? Deixe o seu comentário abaixo e inscreva-se em nossa Lista de Email e receba novos artigos. No post anterior, tratamos dos problemas principais no momento da em que o Secretário de Saúde Assume o cargo. Agora que você já conhece os Departamentos que irá Administrar, quê tal organizar os nomes da sua Equipe de Trabalho. Iremos mostrar as ações do Gestor no mais básico e importante departamento: A Atenção Básica. Além disso, saberá de onde vem o dinheiro de cada um dos departamentos.