Seu eu fosse o Secretário de Saúde, daria conta? O SUS em lições fáceis!

Seu eu fosse o Secretário de Saúde, daria conta? O SUS em lições fáceis!

Agora é com VOCÊ! O prefeito te escolheu para ocupar um dos cargos mais importantes da gestão municipal no SUS: o de Secretário de Saúde. (Não olhe para o lado!) É com VOCÊ que estou falando! VOCÊ será o responsável pela saúde de TODA A POPULAÇÃO do seu município!

Se serve de consolo, você é “apenas” mais um dos 66% dos novos secretários de saúde que ocupam o cargo pela primeira vez. Por outro lado, não adianta dizer que tem pouca experiência, pois a caneta está em suas mãos e é você assinará documentos e assumirá toda a responsabilidade pelo bem-estar da população – uma responsabilidade quase pessoal.

Benefícios da Informatização? O Gestor Informatizado! Convença sua equipe?   Como Licitar. 

Como médico, sempre percebi a importância do cargo de secretário municipal de saúde, bem como a complexidade da tarefa de colocar o SUS para funcionar. Os números da pesquisa que citei acima me intrigaram e fiquei me imaginando na pele de um recém-empossado secretário de saúde, em seus primeiros dias de trabalho, com pouco conhecimento da área SUS, sem conhecer a estrutura organizacional do SUS, seu financiamento, seus processo, enfim – o funcionamento do SUS. Ao receber o cargo, costumam ter em mãos, nada mais que um molho de chaves.

O SUS em uma linguagem simples!

Assim, resolvi criar esse blog, que se dedicará a auxiliar a VOCÊ (novato), bem como aos outros Secretários de Saúde e pessoas interessadas no tema: GESTÃO SUS. Preparamos alguns artigos com orientações que poderão lhe auxiliar nesta árdua jornada e que poderão servir de guia. Apresentaremos ferramentas básicas de Gestão que tornarão sua passagem pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) mais eficaz.

Veja alguns artigos que estão por vir:

 

Atenção Básica:

 

PMAQ:

O PMAQ – Programa de Melhoria no Acesso e da Qualidade na Atenção Básica é um programa do Governo Federal, do Ministério da Saúde que visa melhorar as condições de atendimento aos usuários do SUS. Se a Secretaria de Saúde aceita participar desse programa ela pode ser beneficiada com recursos muito bons. Confira.

PMAQ – Série Acolhimento:

Seu comentário será fundamental!

E, por fim, todo o tipo de feedback é extremamente bem-vindo. Não somos donos da verdade e qualquer participação e opinião será aceita com todo prazer. O que você achou do projeto? Quer compartilhar alguma experiência sobre a Gestão do SUS? Então não deixe de entrar em contato comigo!

  • http://www.sisconecta.com.br Alex Alves

    Muito bom! Vou replicar essa matéria para o Secretário de Saúde aqui do Distrito Federal Dr. João Batista de Souza. Pois, todos os dias é uma tristeza o atendimento público aqui no DF.
    E por coincidência hoje dia 19/05/2015 ele apareceu no final da matéria do Bom dia DF falando que são vários os problemas e reconhece que um deles é a gestão que precisa melhorar. http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-df/t/edicoes/v/bombeiros-fazem-peregrinacao-para-socorrer-morador-de-rua/4190735/
    “Creio que o sistema de saúde informatizado beneficiaria muito a qualidade junto a população e daria ferramentas necessárias para que o gestor tenha acesso às informações que necessita para tomar rápidas decisões eficaz, antes que a população sofra e que ele mesmo passe por constrangimentos desnecessário em rede de comunicação”.

    • Leonardo Alves

      Olá, Alex.
      Obrigado pela sua participação.
      A informatização bem coordenada traz muitos benefícios para uma Secretaria de Saúde.
      Abraços.

Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.