Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico

Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico

Grande parte dos consultórios e unidades de saúde pelo mundo estão adotando os sistemas de prontuário eletrônico. Hoje, eles são realidade em praticamente todas as instituições de ponta, principalmente nos países mais desenvolvidos. O sistema traz inúmeros benefícios, mas sua instalação e manutenção ainda podem representar algumas dificuldades para os desavisados.

Se você ainda tem dúvidas acerca da implementação de um prontuário eletrônico na sua clínica, chegou a hora de sanar as dúvidas. Confira quais são as vantagens e possíveis desvantagens deste sistema!

Vantagens

Integração entre os profissionais

O prontuário tradicional já é uma ferramenta criada para favorecer a integração entre os profissionais de saúde, compartilhando informações sobre um paciente. O prontuário eletrônico, por sua vez, eleva esta característica para outro nível. O sistema permite o acesso a qualquer profissional envolvido na linha de cuidados, mesmo que ele esteja em casa ou em outra unidade de saúde. Desta forma, o registro e consulta às informações são muito mais ricos, o que favorece a integração na assistência.

Segurança e confidencialidade

O ganho de segurança com os sistemas de prontuário eletrônico ocorre em dois níveis. Em primeiro lugar, no físico. No modelo tradicional, caso se perca a pasta com o prontuário de papel, dificilmente haverá uma cópia de segurança. Já no prontuário eletrônico, o sistema faz backups periódicos, garantindo a integridade dos dados.

Em segundo lugar, existe a segurança de acesso e registro. O software só vai permitir que entre no sistema aqueles que forem autorizados pelo administrador; ou seja, apenas os profissionais envolvidos na linha de cuidados do paciente. Isto ainda garante a confidencialidade das informações.

Rapidez e mobilidade

O prontuário eletrônico, diferentemente do modelo tradicional, não precisa ser transportado de um lugar pra outro e pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel. Estes dois fatores dão um ganho substancial na rapidez no registro e acesso às informações sobre o paciente, além de proporcionarem conforto e mobilidade, já que o sistema pode ser acessado de qualquer lugar, inclusive de casa, do carro ou de outra unidade de saúde.

Precisão nos dados: atendimento de melhor qualidade

Os dados importantes sobre o paciente, nos modelos antigos de prontuário, eram suscetíveis à ilegibilidade e inclusive à perda, uma vez que estavam registrados em papel. Com a transmissão de informações, grande parte da exatidão também tendia a ser perdida, ocasionando possíveis e graves erros médicos. Por sua vez, o prontuário eletrônico registra e armazena dados em um único local, garantindo sua precisão e acessibilidade. Através do sistema, os dados do paciente estão sempre seguros e legíveis, o que, em consequência, possibilita maior qualidade de diagnóstico e tratamento, minimizando muito as chances de erro.

Desvantagens

Treinamento, mudança de cultura, custos

Os sistemas de prontuário eletrônico, em geral, são elaborados para serem bastante intuitivos e de fácil adaptação para qualquer profissional de saúde. De qualquer forma, é necessário o treinamento da equipe que trabalhará diretamente com o software, o que boa parte das empresas que fornecem e desenvolvem sistemas de prontuário eletrônico oferecem. Outra possível dificuldade diz respeito à mudança de cultura imposta pelo sistema eletrônico. Parte dos profissionais da saúde (especialmente médicos mais antigos) pode ser conservadora em relação a mudanças. Assim, a troca do prontuário de papel para o eletrônico pode encontrar alguma resistência dentro do seu consultório ou unidade de saúde. Para contornar este problema, apresente as vantagens do software, mostre como ele pode poupar tempo ao profissional e permitir um atendimento de qualidade e segurança muito maiores.

Quanto à questão financeira, os custos do prontuário tradicional, composto por uma pasta e alguns papéis, é perto de zero. Desta forma, evidentemente, o custo de um sistema de prontuário eletrônico superará o do modelo tradicional, o que pode ser um obstáculo. O mais indicado, nesta hora, é a realização de um planejamento das finanças antes da instalação e manutenção do software.

 

Balanceando os prós e contras, as desvantagens do prontuário eletrônico existem, mas são facilmente contornáveis com planejamento e educação dos profissionais. Atualmente, o prontuário eletrônico é uma realidade inegável que conquista cada vez mais espaço: os ganhos, tanto de tempo quanto assistenciais, são muito grandes para serem ignorados. Se você ainda não faz uso do sistema, esta é a hora de considerar seus inúmeros benefícios!

Dr. Leonardo Alves
Siga-me

Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista, Estudioso de SUS e Informática médica.
CEO/Diretor da empresa MeuProntuário.net.
Dr. Leonardo Alves
Siga-me
Shares
Share This

Gostou? Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

Compartilhe!

Compartilhe esse post com amigos!

This is a demo store for testing purposes — no orders shall be fulfilled.